Protesto
Moradores da praia voltam a pedir melhorias
Mobilização reuniu manifestantes dos três balneários e da Z-3 em busca de iluminação e recapeamento asfáltico
Jô Folha -
Moradores protestaram em busca de melhorias para a avenida Adolfo Fetter. No início da noite desta terça-feira (22), moradores dos balneários dos Prazeres, Santo Antônio e Valverde e da Colônia Z-3 se reuniram na via para a manifestação. Entre as demandas, estão a iluminação, a construção de uma rótula e o recapeamento do trecho de asfalto que liga o Balneário dos Prazeres ao balneário Santo Antônio.
Durante o ato, os manifestantes seguraram lanternas, velas e celulares para iluminar o trecho da via que, sem isso, fica totalmente às escuras. Segundo o secretário Jeferson Dutra, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), não há previsões para que o trecho seja iluminado. "Esse é um projeto complexo e de execução cara, pois teria que instalar postes, puxar a rede elétrica, é todo um processo. Se houvesse a rede, já teríamos colocado as lâmpadas", diz. De acordo com ele, para que essa obra possa ser executada, é preciso aguardar a aprovação da liberação de verba por meio do Finisa, programa de crédito da Caixa Econômica Federal às prefeituras.
Além da iluminação pública, a população pede a construção de uma rótula, para organizar melhor o trânsito, e também o recapeamento do asfalto da avenida. Segundo a moradora Marinês Simões, 52 anos, os consertos realizados habitualmente não são suficientes. "Eles até tapam os buracos, mas daqui a três ou quatro dias já vai estar tudo em um estado ainda pior que antes", relata.
Reivindicação antiga
Essa não é a primeira vez que a população afetada pelas condições da Adolfo Fetter se reúne. Na semana passada, outro protesto reuniu mais de 200 pessoas. Segundo Marinês, moradora do balneário há 35 anos, a luta pelas melhorias na avenida já dura três anos e, até agora, a única reivindicação atendida foi a construção de um quebra-molas. "Só dizem que vão fazer e nunca fazem", desabafa.
No último dia 13, um acidente na Adolfo Fetter resultou na morte de Stephane Oliveira, de 18 anos. A fatalidade aconteceu após o pneu da moto em que a jovem andava com a mãe ter estourado. Para a população, isso foi causado pelo mau estado da via, que é cenário recorrente de acidentes. Uma audiência pública na Câmara de Pelotas debaterá o assunto na quinta-feira, às 19h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário