Deslocamento

Moradores do Laranjal reclamam do transporte coletivo

Apesar do Poder Público informar reforço nas linhas, usuários relatam escassez de horários e falta de pontualidade

Carlos Queiroz -

Usuários do transporte coletivo que faz a linha Laranjal estão insatisfeitos com o serviço. Entre as reclamações estão falta de mais horários e de pontualidade. Apesar das queixas, o Poder Público garante que a tabela é cumprida corretamente e que houve reforço para o período de veraneio.

Na manhã da última quinta-feira (6), Gabriele Vieira, 22, saiu de casa para pegar o ônibus que faz o itinerário Valverde, das 6h40min, mas só conseguiu embarcar no transporte coletivo por volta das 8h. De acordo com a jovem, desde que uma folha com os horários que estava fixada na parede da parada do Centro foi removida, os usuários estão perdidos sobre a escala seguida. Ela conta que sua tia chegou a perguntar para o cobrador sobre o assunto, mas foi informada que "não há horário certo". Sem saber o que fazer, Gabriele lamenta. "Tem que ficar na parada e esperar. Se tem um compromisso, não pode contar. É complicado".

Quem também está insatisfeita é Maria Helena Moraes, que classificou o serviço como "péssimo". A idosa, que necessita de ajuda, conta com o auxílio de uma funcionária e um cuidador, que precisam sair mais cedo por causa do distanciamento entre um horário e outro. "Por exemplo, um passa 16h45min e o outro 18h40min. Nos sentimos muito prejudicados", comenta.

Durante o final de semana, a situação não é muito diferente. De acordo com Janismara Medeiros, 55, o ônibus abrange todas as rotas do Laranjal, e como consequência, o veículo acaba ficando cheio. "Se é para o verão, tinham que colocar mais veículos. O pessoal quer ir final de semana para a praia e só tem um ônibus. Tá muito ruim", comenta.

Além do transporte para o Laranjal, nas Três Vendas também há problemas. De acordo com relatos, usuários da linha Rota do Sol, que passaria no sentido Bairro/Centro às 12h25min, acabaram na parada esperando na última quarta-feira, pois não sabiam que o horário havia sido retirado.

O que diz o Poder Público

De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a linha Laranjal recebeu reforço nos horários de pico e aos finais de semana. O secretário interino Cristiano Vozer explica que nos meses de janeiro e fevereiro são comuns adequações na tabela devido à diminuição de usuários. Além disso, houve redução dos horários extras, utilizados como reforço. "O que causa a impressão de retirada de horários, mas não foi o que ocorreu", diz a nota enviada pela prefeitura.

O secretário-executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães, diz que a população pode seguir os horários estabelecidos no site da Prati (pratipelotas.com.br). Ele explica que toda movimentação dos veículos é monitorada por GPS, o que garante que a escala seja cumprida. Sobre o relato de Gabriele, após verificar no sistema, Guimarães negou que os moradores tenham ficado desassistidos e informou que o transporte passou no local às 6h11min, 7h17min., 7h37min e 8h02min.

Sobre a linha Rota do Sol, que teve o horário retirado, o secretário-executivo explica que isso ocorreu devido à falta de passageiros e ressaltou que os moradores não ficaram sem atendimento, pois a linha Sítio Floresta também faz o itinerário.

Caso haja algum problema, a indicação é que o usuário entre em contato com o setor de Transporte da STT, pelo telefone (53) 3227-5402. Já para dúvidas referente aos horários ou questionamentos sobre a linha utilizada, o telefone é o 0800-609-2999.

Ampliação dos horários

Em dezembro do ano passado a prefeitura anunciou o repasse de um subsídio mensal de R$ 0,25 por passageiro pagante ao CTCP, com o objetivo de evitar um colapso do sistema de transporte público. A alta no valor do diesel e a diminuição de passageiros estavam entre os problemas apresentados pelo Consórcio para que o serviço pudesse ser mantido sem a necessidade de diminuição dos horários. Em contrapartida para o repasse de verbas, o Poder Executivo solicitou que houvesse ampliação da tabela e das linhas que eram demandas da população. Com a decisão, 12 rotas que atendem as regiões das Três Vendas, Laranjal, Areal e Porto tiveram reforço.

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