EUA
Morre ex-presidente norte-americano George Bush
Republicano comandou os Estados Unidos no final da guerra fria
O ex-presidente dos Estados Unidos, George Herbert Walker Bush, morreu na madrugada deste sábado (1º) aos 94 anos. Ele foi o último mandatário do país a lutar na Segunda Guerra Mundial e comandou em 1990 a operação "Tempestado no deserto", que pôs fim à ocupação militar do Kuait pelo Iraque.
George Bush, também conhecido como "Bush Pai" por conta do filho também ter presidido o país, também estava à frente da presidênca norte-americana quando foi encerrada a Guerra Fria, em 1989, com a queda do Muro de Berlim e a dissolução da União Soviética.
Eleito em 1988 como 41º presidente (1989-1993), quando era o vice-presidente de Ronald Reagan, Bush venceu afirmando que não aumentaria impostos em sua gestão. No entanto, apesar da grande popularidade obtida especialmente na primeira metade do mandato, perdeu a eleição seguinte para Bill Clinton. Durante a campanha o desgaste por não ter cumprido a promessa de não aumentar impostos teve peso.
Seu governo também foi marcado por avanços em políticas sociais, com leis de inclusão de deficientes físicos, tolerância à entrada de imigrantes no país e estratégias de redução da poluição.
Em nota, George W. Bush disse que o pai "era um homem do mais alto caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush está profundamente grata pela vida e amor do 41º, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos nossos amigos e parceiros cidadãos".
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário