Perda

Morre o físico britânico Stephen Hawking

Ao longo de sua vida, Hawking se dedicou à pesquisa de temas como a natureza da gravidade e a origem do universo

Morreu nesta quarta-feira (14) o físico britânico Stephen Hawking, aos 76 anos. Um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, Hawking ficou consagrado por resistir frente à esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa que causa paralisia, manifestada no físico aos 21 anos.

Desde então, Stephen mantinha sua determinação às pesquisas mesmo utilizando cadeira de rodas e um sintetizador de voz para conseguir se comunicar, já que perdera praticamente todos os movimentos do corpo. Ao longo de sua vida, Hawking se dedicou à pesquisa de temas como a natureza da gravidade e a origem do universo.

A imprensa inglesa reportou que o cientista morreu em paz em sua casa, na cidade universitária de Cambridge, Reino Unido, nas primeiras horas desta quarta. "Hawking revelou os segredos do espaço e do tempo", diz a Reuters. Um de seus livros mais conhecidos e renomados, Uma breve história do tempo, chegou a ficar por 237 semanas na lista de mais vendidos do jornal britânico Sunday Times.

Desde 1974, trabalhava extensivamente para casar as duas bases fundamentais da física moderna: a Teoria Geral da Relatividade de Einstein, que diz respeito à gravidade e os fenômenos em larga escala, e a teoria quântica, a respeito das partículas subatômicas.

Como resultado dessa pesquisa, Hawking propôs um modelo do universo baseado em dois conceitos de tempo: "tempo real", ou o tempo como experimentado pelos seres humanos, e "tempo imaginário" da teoria quântica, conceito de tempo no qual o mundo pode operar.

*Com informações da agência de notícias Reuters

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duas empresas da Região Sul são parcialmente interditadas pela Fepam Anterior

Duas empresas da Região Sul são parcialmente interditadas pela Fepam

População teme por desabamento de casa inventariada Próximo

População teme por desabamento de casa inventariada

Deixe seu comentário