Urgência e emergência
Mudança na UBS Lindoia é sentida por usuários
UBS agora também funciona como Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI)
Paulo Rossi -
Há cerca de quatro meses e meio, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Lindoia, em Pelotas, passou a funcionar também como Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai). O atendimento mudou para melhor, dizem os usuários, e agora as consultas são conforme a demanda de pacientes e não através do sistema de fichas. Os atendimentos, que variavam entre 150 e 200 por mês, hoje alcança uma média de 80 por dia.
Na tarde desta segunda-feira (2), 15 pessoas aguardavam atendimento e a porta de entrada estava fechada, sendo aberta em seguida. Eram 14h20min. Em função de estar passando por reformas, as consultas estavam sendo canceladas, devido ao cheiro forte de tinta que passava pelos corredores. As portas dos consultórios e salas de atendimento estavam sendo pintadas, o que causou confusão entre aqueles que buscavam atendimento. O serviço normalizou no final da tarde, por decisão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que resolveu manter os atendimentos à noite e durante as reformas.
Uma senhora que preferiu não se identificar reclamava da negligência da Secretaria, justamente por fazer as reformas em horários de atendimento. "Por que vocês não fazem de final de semana?", questionava no telefone com atendentes da SMS. "Não há condições de permanecer lá dentro", reclamou..
Os médicos e atendentes faziam uma reunião interna para decidir se haveria condições de permanecer o atendimento. Para os funcionários, não havia como seguir trabalhando, devido ao forte odor de tinta dentro do prédio - praticamente todas as portas internas estavam sendo pintadas de azul escuro. Além da pintura, ainda há restos de obra em frente à unidade. A SMS informou que os atendimentos foram mantidos na noite desta segunda-feira.
No Clique Saúde, portal desenvolvido pela prefeitura para facilitar o acesso à saúde pública, o local ainda é classificado como UBS. Uma placa próxima da entrada anunciava que havia agendamento para tratamento com dentistas. Seriam dois atendimentos por noite - a UBS/Ubai funciona até as 22h. O local também conta com atendimento pediátrico.
Adaptação
A secretária Ana Costa confirmou as alterações no atendimento, mesmo em obras. "Estão ambos no mesmo local. O processo está indo muito bem. Devemos conversar com a comunidade e avaliar no segundo semestre. Já colocamos o pessoal e só estamos adaptando o local", manifestou. Com as más condições na tarde desta segunda, usuários aguardavam o impasse entre os funcionários e a Secretaria, que no final decidiu por manter o atendimento. As obras utilizam mão de obra prisional. A reforma em horário de atendimento ocorre, justificou a pasta, para "integrar" os presos com os usuários e funcionários.
Antes eram atendidas cerca de oito pessoas por dia. Hoje são quatro atendimentos por hora, informam os funcionários. Antes da integração, os serviços principais eram consultas, pré-natal, curativos, vacinas, injeções, distribuição de contraceptivos e remédios. Agora também há atendimentos de urgência e emergência, como já é o caso da Ubai Navegantes.
A SMS não tem planos de transformar mais Unidades Básicas em Unidades de Atendimento Imediato. Na projeção, apenas mudanças para o acolhimento nos moldes da Rede Bem Cuidar.
Opinião dos moradores
Para a aposentada Vera Lúcia Freitas, 55, o atendimento melhorou e agora é mais fácil de acessar o serviço. Antes, ela chegava a aguardar horas por um atendimento, isso se conseguisse uma ficha, lembra.
A opinião é compartilhada pelo mecânico Vagner Campos, 25. "É melhor que agora tu chega e pode ser atendido, antes tinha que vir de madrugada pra fila e conseguir uma ficha. Isso é muito ruim", comentava. Este é o principal fator observado pelos moradores do Lindoia e usuários do serviço público de saúde.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h
Endereço: avenida Ernani Osmar Blaas, 344
Telefone: 3283-1414
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário