Patrimônio
Museu da Baronesa reabre as portas
Desde dezembro do ano passado, os quartos do Museu da Baronesa passaram por reformas no telhado devido a goteiras e paredes com rachaduras
Paulo Rossi -
Após oito meses fechado para reformas no quartos, o Museu da Baronesa reabriu as portas neste domingo (7). Além da reabertura, se iniciou a exposição Um roseiral no Museu da Baronesa - A Pelotas de Yolanda Pereira que vai até o dia 9 de agosto. As ações fazem parte das comemorações aos 207 anos de Pelotas.
Desde dezembro do ano passado, os quartos do Museu da Baronesa passaram por reformas no telhado devido a goteiras e paredes com rachaduras. Uma nova pintura deu ainda mais vida ao local. "O trabalho ficou muito bom, está incrível. A cidade precisa deste espaço", disse a visitante Márcia Ferreira.
De acordo com o conservador do Museu e curador da exposição do roseiral de Yolanda, Marcelo Madail, o próximo passo, é a reforma no salão de festas, o Salão Dona Sinhá, que também precisa de melhorias no telhado, na parte elétrica e no piso. Madail explica que a revitalização não afetará as visitações que já estão abertas ao público de quinta a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min e aos sábados e domingos das 14h às 17h30min. O preço da entrada é de R$5,00, e estudantes com documentação e idosos pagam meia.
Durante a cerimônia de reabertura do Museu e do início da exposição, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) falou da importância do patrimônio cultural e parabenizou a cidade pelos 207 anos. "São Francisco de Paula foi generoso e nos agraciou com esse dia lindo para comemorarmos a nossa cidade e com a reabertura de um espaço tão importante", disse.
Além das comemorações, nesta segunda-feira (8), às 9h, acontece a cerimônia de entrega do Brasão de Pelotas na Câmara de Vereadores.
Exposição roseiral de Yolanda Pereira
Aproximadamente 300 flores de papel reciclado estão expostas da Sala de Vitrines do Museu da Baronesa. A exposição é em alusão ao roseiral feito entorno do busto da miss, na praça Coronel Pedro Osório.
Visitações ao Museu
Quinta a sexta-feira: 13h30min às 17h30min
Sábados e domingos: 14h às 17h30min
Preço: R$5,00, estudantes com documentação e idosos pagam meia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário