Imunização

Mutirão de vacinação gera movimentação na Casa da Vacina

Em dia de horário estendido de atendimento, imunização contra sarampo, rubéula e caxumba

Foto: Volmer Perez - DP - Local teve atendimento ampliado após o feriadão

Durante o dia desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Pelotas promoveu o mutirão de vacinação de Tríplice Viral, imunizante que previne a contaminação por Sarampo, Caxumba e Rubéola. Por conta da ação especial, o horário de atendimento foi excepcionalmente estendido até às 21h. No Calendário Nacional de Vacinação, a vacina pode ser aplicada gratuitamente em todas as pessoas com idade entre um e 59 anos, com recomendação de duas doses para aqueles que compõem a faixa etária até 29 anos, e uma dose para os que têm de 30 a 59 anos. As crianças entre 12 e 15 meses devem ser vacinadas.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Machado, a cobertura vacinal da Tríplice Viral em 2022 foi de 87,75% em Pelotas. Já em 2023, caiu para 85,46%. O índice ideal, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) é de 95%. "Precisamos combater o sarampo. Ele é um vírus que apareceu em locais próximos ao município. Estamos em alerta", disse a diretora, em nota da Prefeitura. Ainda de acordo com Aline, "a vacinação é fundamental para a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis".

Sarampo gera preocupação

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e apresenta maior risco de contágio a menores de cinco anos. O grau de contaminação pelo sarampo é extremamente alto, podendo atingir 90% das pessoas próximas não imunes. A diretora da Vigilância em Saúde destaca o combate ao sarampo, pois já foi registrado um caso importado em Rio Grande, além de casos na Argentina, país vizinho do Brasil, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na Argentina, um alerta epidemiológico já foi emitido para evitar a progressão da doença. Considerando que o Brasil está em processo de eliminação da doença, ainda não há casos de sarampo registrados em Pelotas.

O sarampo é transmitido de maneira direta, através do espalhamento de saliva proveniente de tosse, espirro, fala e respiração. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os principais sinais que podem indicar a contaminação pelo sarampo são o aparecimento de manchas vermelhas no corpo e persistência de febre, principalmente em crianças. No mais, a tosse seca, irritação nos olhos, secreção nasal e mal-estar intenso também podem ser sinais da doença. Em caso de suspeita, é imprescindível a procura de um serviço de saúde e o uso de máscara para evitar a difusão do sarampo.

Importância da vacinação

Para prevenir a contaminação por sarampo, a vacinação é a principal defesa. A vacina Tríplice Viral é uma das apresentações que impedem o contágio e avanço da doença. Na tarde de quarta, o segurança e garçom, Charles Farias, de 48 anos, aproveitou as intensas indicações à vacinação feitas pelos veículos de imprensa, aliado ao dia de mutirão na estação vacinal de Pelotas, para aplicar o imunizante. "O pessoal está voltando do Carnaval. Semana que vem, as aulas já estão voltando… Já que estava aqui perto, já vim fazer para adiantar", disse. Ainda destaca que a vacina precisa ser aproveitada pela população. "A gente podia ter ainda mais acesso. Tem gente que não consegue vir tomar uma vacina, não tem uma passagem de ônibus, tem que pegar uma balsa para poder ir tomar uma vacina… Graças a Deus, na era 2000, estamos tendo bem mais acesso", destacou.

O perigo maior da infecção por sarampo abrange os mais novos. Por isso, logo no início da tarde, Suziane da Rosa, de 21 anos, trouxe a filha de dois anos de idade para tomar a vacina. A mãe, que ficou sabendo da ação através do anúncio nas redes sociais, não perdeu tempo e se deslocou até a Casa da Vacina, para atualizar por completo a carteira vacinal da bebê. "Eu acho essencial, pelo fato de ter bastante informação. Então, tendo como a gente evitar já é um grande passo", afirmou.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falta de manutenção do Nicolau Fico gera transtornos a vizinhos do estádio Anterior

Falta de manutenção do Nicolau Fico gera transtornos a vizinhos do estádio

Colônia de Pelotas fica sem luz em meio ao calor extremo Próximo

Colônia de Pelotas fica sem luz em meio ao calor extremo

Deixe seu comentário