Análise

Na expectativa do retorno das atividades

Após episódio que envolveu a contaminação da água, IFSul faz últimos ajustes para voltar às atividades na terça-feira

Carlos Queiroz -

Por Renan Santos - [email protected]
(estagiário sob a supervisão de Débora Borba)

Depois de uma semana de paralisação em virtude da contaminação dos reservatórios de água do educandário, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) se prepara para receber os alunos. Neste domingo (27), o Sanep volta à instituição para verificar os resultados. Na ocasião, fará novos testes nos reservatórios do campus Pelotas. O objetivo é trazer segurança aos alunos e funcionários e, dessa forma, possibilitar a retomada das atividades no campus. No final da tarde de sexta, a Vigi Águas, empresa contratada pelo Instituto, realizou a coleta de material para análise.

Os procedimentos adotados para garantir a descontaminação duraram alguns dias. Todos os reservatórios foram esvaziados e limpos. Após a higienização, as caixas d’água foram novamente reabastecidas pelo Sanep. Com os reservatórios cheios, a autarquia realizou um processo de cloração em índices elevados. O cloro que foi adicionado na água das caixas estava em uma quantidade dez vezes maior que o permitido. Essa adição em excesso foi uma medida direcionada para limpar não só os reservatórios, mas também toda a tubulação do local. Este processo foi realizado exclusivamente para a limpeza dos reservatórios e canos. A água que circulou para a higienização das caixas não é consumível e foi descartada.

Segundo o diretor-geral do Campus Pelotas, Carlos Jesus Corrêa, a instituição não voltará às atividades até a divulgação dos novos laudos. Os resultados ainda não foram apresentados em virtude de um processo de cultura, para verificar a presença ou não de bactérias nas amostras. A expectativa é que sejam divulgados na segunda e, assim, as aulas retornem à normalidade na terça-feira , como o previsto. Corrêa destacou ainda que os reservatórios do campus não apresentavam rachaduras, fissuras ou danos que pudessem ter causado a contaminação.

O setor de epidemiologia da prefeitura de Pelotas também está em processo de análise do caso. Um levantamento comparativo entre as pessoas que apresentaram os sintomas decorrentes da contaminação da água e as que não apresentaram nenhum tipo de sintoma está em processo de realização para entender melhor o caso.

Sem prejuízo acadêmico
Conforme Rubinei Ferraz, assessor da direção-geral, as aulas perdidas serão recuperadas. Caso se confirme a volta às atividades na terça, terão sido cinco dias letivos sem atividade para os turnos da tarde e da noite e quatro para o turno da manhã, que teve aula na manhã da última segunda-feira, quando foi anunciada a paralisação das atividades.

Ações de precaução
O laudo do curso de Química da instituição ainda não saiu, mas a situação se converteu em uma oportunidade para o aprendizado dos alunos. Depois de realizar a análise do material coletado nos reservatórios do educandário, os alunos passarão a partir de agora a verificar a qualidade da água e realizar procedimentos químicos na substância.

-145850

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Procon orienta para a compra de flores e velas com antecedência Anterior

Procon orienta para a compra de flores e velas com antecedência

Previsão para a próxima semana indica chuva intensa com risco de temporais Próximo

Previsão para a próxima semana indica chuva intensa com risco de temporais

Deixe seu comentário