Nazareth Pelotas chega aos 40 anos

Criado em 1978, encontro de jovens católicos será celebrado com nove dias de orações na cidade

Divulgação -

Neste 2018, o movimento Jovens de Nazareth completa 40 anos em Pelotas. O 1º encontro ocorreu entre os dias 12 e 14 de maio de 1978, para jovens entre 12 e 18 anos. De lá para cá, mais de dez mil jovens participaram do Nazareth, uma "comunhão de amor", nas palavras de um dos fundadores, o bispo diocesano de Pelotas Dom Jayme. Para celebrar os 40 anos, começa hoje o primeiro dos nove dias de orações na cidade, em nove paróquias diferentes.

Junto com Dom Jayme na fundação do Nazareth estava o conselheiro Vanderlei Ávila, hoje com 70 anos. Ele e a mulher, Nilza Ávila, participam como colaboradores do Nazareth ao longo destes 40 anos.

Para Vanderlei, o Nazareth é importante para a formação dos jovens. "Nessa idade as pessoas vivem um momento difícil na vida, um período de dúvidas sobre o mundo. No Nazareth nós propomos uma experiência baseada na família, de encontro com a espiritualidade", avalia.

Atualmente, quatro encontros são realizados por ano. De 70 a 80 jovens se reúnem no Cenáculo, junto ao Seminário de Pelotas, na avenida Dom Joaquim. São três dias, entre uma sexta-feira e o domingo, onde os jovens "formam uma nova família", segundo Dom Jayme.

"Em todas as conclusões dos encontros os jovens prestam um testemunho e sempre provam que houve o crescimento interno. Esses 40 anos, em que pouca coisa mudou no Nazareth, provam que a juventude aproveitou, como igreja, vida e família. O nosso segredo é o amor", revela Dom Jayme.

De acordo com Vanderlei e Dom Jayme, o Nazareth surgiu em Pelotas para preencher uma lacuna observada por pais e famílias, de encontro dos jovens com a espiritualidade, a religião e o mundo. "A juventude é uma etapa de amadurecimento, de problemas de identidade. É essa área que começamos a trabalhar, a religiosa e a social", aponta o bispo.

Sophia Souza, 18, participou do Nazareth 126, em 2013. Ela conta que, após o fim de semana, sua vida e forma de ver o mundo mudou para sempre. "Pretendo seguir ativa na igreja pelo resto da minha vida, o que não era a minha realidade", diz. Hoje em dia ela é coordenadora de um Grupo Jovem e sempre que possível frequenta os novos encontros do Nazareth. "Lá encontrei uma família e uma casa, o que me deu uma boa base para me estruturar e me formar como pessoa", conclui.

Novena dos 40 anos
Quinta-feira (19/07) - 19h - Paróquia São Cristóvão: Jovem e Sociedade

Sexta-feira (20/07) - 18h30min - Paróquia São José: Jovem e Vocação

Sábado (21/07) - 19h - Comunidade Católica São Paulo: Jovem e Família

Domingo (22/07) - 19h - Paróquia Santo Antônio: Jovem e Eucaristia

Segunda-feira (23/07) - 18h - Igreja do Sagrado Coração de Jesus: Jovem e Saúde

Terça-feira (24/07) - 19h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima: Jovem e Santidade

Quarta-feira (25/07) - 18h30min - Comunidade Eclesial da Trindade: Jovem e Caridade

Quinta-feira (26/07) - 19h - Comunidade Nossa Senhora das Graças: Jovem e Missão

Sexta-feira (27/07) - 18h30min - Paróquia Nossa Senhora da Luz: Jovem, Luz do Mundo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhoneiro que causou acidente na BR-471 há dez anos é inocentado em Rio Grande Anterior

Caminhoneiro que causou acidente na BR-471 há dez anos é inocentado em Rio Grande

Os lados positivo e negativo da chuva Próximo

Os lados positivo e negativo da chuva

Deixe seu comentário