Mundo

Nicolas Sarkozy é preso e depõe sobre financiamento de campanha em 2007

Segundo o jornal francês Le Monde, o ex-presidente foi convocado pela Polícia Judicial de Nanterre, nos arredores de Paris, para se explicar sobre os fundos para campanha

Investigado por um possível financiamento ilegal de campanha em 2007, o ex-presidenrte da França, Nocals Sarkozy presta depoimento à Polícia Justiçal Nanterre, nos arredores de Paris, na manhã desta terça-feira (20). Segundo informações do jornal frances Le Monde, ele está sob custódia.

O político passou a ser investigado quando veio à tona um documento líbio, divulgado em maio de 2012 pelo site de notícias Mediapart, que dizia que o ex-presidente francês tinha recebido dinheiro de Muammar Kaddafi, antigo líder da Líbia.

Nicolas terá de explicar sobre os fundos para campanha. Em novembro de 2016, o empresário e intermediário Ziad Takieddine afirmou ter recebido 5 milhões de euros em dinheiro, entre o final de 2006 e o início de 2007, de Trípoli para Paris, valor que entregou a Claude Guéant e a Nicolas Sarkozy, então ministro do Interior. As declarações confirmavam as de Abdallah Senoussi, antigo responsável pelos serviços de informação militar do regime do ex-líder líbio em setembro de 2012, feitas a um promotor em seu próprio país.

Além disso, a Justiça francesa recuperou a agenda que foi do ministro do Petróleo de Kaddafi, Shukri Ghanem, morto em 2012 em circunstâncias suspeitas, onde apareciam mencionados pagamentos de dinheiro a Sarkozy.

De acordo com o Le Monde, o depoimento sob custódia do presidente da França significa que os magistrados consideram ter provas suficientes para acusá-lo. Entre outras coisas, porque antigos representantes do regime de Kaddafi forneceram elementos que confirmam as suspeitas.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Instalação de lojas francas em cidades gêmeas é regulamentada Anterior

Instalação de lojas francas em cidades gêmeas é regulamentada

Sem licitação, estacionamento pago pela prefeitura é mais caro Próximo

Sem licitação, estacionamento pago pela prefeitura é mais caro

Deixe seu comentário