Cenário

Níveis das águas caem em Pelotas e Rio Grande, mas cenário é de incerteza

Lagoa dos Patos baixou 20 centímetros entre o domingo e a segunda; ventos podem represar água na região

- A previsão na região é de céu parcialmente nublado nesta segunda, com possibilidade de chuva a partir de amanhã

Após chegar a três metros durante o domingo (19), o nível do Canal São Gonçalo caiu para 2,79 metros na medição das 12h desta segunda-feira (20). Já o nível da Lagoa dos Patos, em Pelotas, que chegou a ser de 2,75 metros, caiu para 2,44 metros.

O nível da Lagoa dos Patos no CCMar (TideSat), em Rio Grande, era de 2,15 metros, de acordo com o boletim divulgado às 8h. A medição está 25 centímetros acima do nível do Cais e baixou 23 centímetros em 24 horas - estava em 2,38 metros às 8h de domingo. Segundo o boletim, no momento os ventos eram de sudoeste e estavam em 24 quilômetros por hora.

Apesar da vazão recorde no Canal da Barra no domingo, de 21,5 mil metros cúbicos por segundo, e a tendência de seguir a maré baixa, o cenário é de incerteza em relação ao nível das águas em Pelotas. O vento desfavorável causou a elevação do Canal São Gonçalo - com o pico de três metros no domingo, apenas dois centímetros abaixo da maior marca - e da Lagoa dos Patos.

Para esta segunda, o vento sudoeste deve soprar com maior intensidade, mas à noite enfraquece e altera-se para nordeste, possivelmente permanecendo até quarta-feira (22). "Em condições normais [o vento] é favorável [ao escoamento da água], mas ele vai trazer a água represada. Vamos depender da capacidade do Canal da Barra [de escoar a água ao Oceano]", explicou o meteorologista Henrique Repinaldo, em reunião na Sala de Situação.

No domingo choveu apenas dez milímetros na região e para esta segunda não há previsão de precipitação, que deve voltar na noite de terça-feira (21), com pancadas até a quinta, entre Pelotas e o extremo-sul.

A tendência é a chegada de uma massa de ar quente à região, que eleva a temperatura, mas também traz mais umidade e preocupação. Com o nível alto do São Gonçalo, o escoamento é prejudicado, o que pode acarretar em alagamentos nas ruas da cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Edição desta segunda-feira, 20 de maio de 2024 Anterior

Edição desta segunda-feira, 20 de maio de 2024

Pelotas recebe reforço da Defesa Civil Nacional Próximo

Pelotas recebe reforço da Defesa Civil Nacional

Deixe seu comentário