Agronegócio

Noite de festa e reconhecimento na Expofeira

Mérito Rural e Medalha Nunes Vieira foram concedidos na noite de quinta-feira no jantar de 120 anos da ARP

Carlos Queiroz -

A noite de quinta-feira (11) na 92ª Expofeira Pelotas foi marcada pela comemoração dos 120 anos da Associação Rural de Pelotas (ARP). O auge do evento foi a entrega das duas principais honrarias dispostas pela instituição: o prêmio Mérito Rural, concedido a Jarbas Knorr, e a medalha Nunes Vieira, entregue a José Luiz Kessler. Ainda na ocasião, ocorreu a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com Francisco Kessler Fleck assumindo a presidência para o biênio 2018/2020.

A presidente da ARP, Carolina Peró Osório, comemorou o fato de ser a primeira mulher a liderar a associação rural mais antiga do Rio Grande do Sul. “É o auge de nossa Expofeira. É uma honra muito grande celebrar essa festa”, garante. Ao Diário Popular, destacou que os primeiros dias do evento têm sido de sucesso acima da média esperada, com ótimos índices de visitação e negociações fechadas. O evento contou com a presença de autoridades, como o governador em exercício do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairolli.

Premiado com a honraria máxima da ARP, o Mérito Rural, entregue a quem possui destaque no agronegócio, o presidente e fundador do Sindicato dos Leiloeiros do Rio Grande do Sul e proprietário da Knorr Leilões, Jarbas Knorr, emocionou-se ao falar sobre a escolha. “Feliz é o homem que na minha idade pode receber tão distinta honraria”, comemora, aos 86 anos de idade, sendo quase 60 dedicados aos leilões e mais de 40 ligados ao agronegócio. Ele agradeceu à família, aos funcionários e à diretoria da ARP pela premiação, destacando que ninguém faz nada sozinho. Carolina, por sua vez, ressaltou todo o trabalho feito por ele em prol do agronegócio. “Eu, como presidente, me sinto honrada a conceder nossa honraria maior ao Jarbas”, reconheceu, lembrando que quando seu nome, foi indicado foi aceito por unanimidade.

A medalha Nunes Vieira, entregue a quem exerceu trabalho destacado em favor da ARP, foi concedida ao ex-presidente José Luiz Kessler. Porto-alegrense, mora há 20 anos na região e desde 2012 exerceu cargos diretivos na instituição, tendo sido também vice-presidente e diretor. “Ser homenageado por essa entidade no ano em que ela faz 120 anos me deixa muito feliz”, valoriza, dizendo sentir-se hoje um cidadão da Zona Sul, totalmente integrado à comunidade, a quem ele agradeceu pela receptividade.

O orgulho de ser lembrado após uma vida inteira ligada a movimentos associativos faz o agrônomo remeter ao passado. Junto com outros companheiros de gestão, foi um dos responsáveis por trazer a Conferência Rural à Expofeira, evento já consolidado pelos animais e as genéticas, mas agora também destacado por todo o trabalho no agronegócio. “Foi isso que me deu esse mérito”, analisa. Ele lembrou também que a ARP é um patrimônio da região, destacando que entender sua importância, assim como a de suas entidades, é necessário para toda a comunidade.

Além das honrarias entregues, a ARP aproveitou a solenidade para inaugurar placas lembrando os premiados em anos anteriores. O Mérito Rural é entregue desde 1988, enquanto a Medalha Nunes Vieira passou a ser entregue dez anos depois.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As pessoas  importam Anterior

As pessoas importam

Com o sabor da  agricultura familiar Próximo

Com o sabor da agricultura familiar

Deixe seu comentário