Saúde
Nova etapa da Epicovid irá avaliar sequelas e impactos sociais da pandemia
O maior estudo epidemiológico do país sobre a Covid-19 será retomado para compreender a magnitude das consequências da doença em diversas áreas
Foto: Daniela Xu - A pesquisa será realizada em 133 Municípios, abrangendo todos os Estados, e vai entrevistar mais de 33 mil pessoas
A pesquisa Evolução da Prevalência da Covid-19 (Epicovid) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será retomada para avaliar as consequências da doença que estão atingindo os brasileiros a longo prazo. Baseada na aplicação de questionários com quatro eixos de avaliação, o estudo busca investigar os desafios de ordem social e na saúde que necessitam de ações de políticas públicas adequadas. A coleta de dados deverá ser iniciada até a metade do ano, a depender da liberação de recursos.
Para compreender a magnitude dos impactos causados pela Covid-19, a pesquisa será realizada em 133 Municípios, abrangendo todos os Estados. Serão entrevistadas 250 pessoas por cidade, em um total de 33,2 mil participantes. Com investimento de R$ 7,8 milhões do Ministério da Saúde, o estudo irá coletar dados guiados por quatro focos de análise: vacinação, impactos, histórico de infecção pela doença e persistência de sintomas.
Entre as questões estão a adesão da população ao esquema vacinal, sintomas persistentes após infecção e doenças psicológicas, assim como problemas sociais em decorrência da perda de familiares e de emprego. “Agora é o momento de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre os impactos da pandemia. A gente não sabe quantas pessoas estão vivendo com sintomas de longa duração, como está a questão da hesitação vacinal”, explica o coordenador e epidemiologista, Pedro Hallal, ao ressaltar que são questões essenciais de serem respondidas para o entendimento das consequências que atingem as famílias brasileiras.
Sobre o início da pesquisa, Pedro Hallal estima que deve ocorrer entre junho e julho deste ano.“Tem que vir o recurso, contratar a empresa de coleta de dados, aprovação do comitê de ética”. O período de coleta de dados em campo deverá ser de uma semana.
Políticas públicas
Em entrevista ao programa Uol News, na manhã de quarta-feira (5), a secretária de Vigilância em Saúde do governo federal, Ethel Maciel, destacou ainda que a Epicovid será fundamental para a instituição de políticas públicas com ampliação dos serviços necessários para atender as demandas ocasionadas pela pandemia. “Então, a pesquisa vai guiar as nossas ações”.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário