Saúde pública
Nova remessa de testes rápidos
Zona Sul receberá 9.120 unidades a partir desta sexta-feira, na quarta entrega realizada pelo Ministério da Saúde
Mais uma remessa de testes rápidos será distribuída aos municípios gaúchos, a partir desta sexta-feira (29). Ao todo, 130 mil unidades serão liberadas pelo Ministério da Saúde. Uma nota técnica, elaborada pelo governo do Estado, deve permitir a ampliação do público-alvo, para que profissionais de outros setores - como comércio e lotéricas -, que mantém contato direto com a comunidade, também possam ser priorizados ao apresentarem sintomas da Covid-19.
Nenhuma cidade ficará sem o material. Por menor que seja o porte do município, ao menos 40 testes serão entregues - confirmou a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira. O total de testes rápidos - para verificação de anticorpos ao novo coronavírus - repassados ao Rio Grande do Sul chegará a 348 mil unidades, com esta nova carga. A medida é fundamental para reduzir a subnotificação da doença. O aumento do número de casos confirmados no Estado, que nesta quinta atingiu os 8.234, estaria associado à realização dos testes e não, necessariamente, ao crescimento da circulação da Covid-19 em solo gaúcho. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que nesta quinta-feira era de 71,4% e que tem se mantido estável, permite essa interpretação, apontou o governador Eduardo Leite (PSDB).
Pelotas irá ampliar o público com acesso aos testes
A partir de segunda-feira, os profissionais da rede de atenção básica de Pelotas devem passar a adotar novo protocolo, para que outros profissionais além daqueles das áreas de Saúde, Segurança e Sistema Penitenciário e idosos ganhem prioridade na hora de decidir quem terá acesso à testagem. O teste deverá ser aplicado em pessoas que apresentarem sintomas gripais e, junto, possuam outras características. Confira:
Tenham 50 anos de idade ou mais;
Gestantes;
Trabalhadores de transporte de carga ou passageiros;
População quilombola e indígenas;
Profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes;
Trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case);
Assistentes sociais, conselheiros tutelares, integrantes dos abrigos do município;
“O protocolo adotado será o RT-PCR desde que a pessoa se apresente com sintoma entre o terceiro e sétimo dia, que é quando este tipo de teste funciona. Se demorar mais de dez dias para surgirem os sintomas gripais, será o teste rápido”, ressaltou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), em live na tarde desta quinta.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário