Expectativa

Nova reunião é marcada para discutir fechamento de leitos

Hospitais filantrópicos se reunirão na segunda-feira para definir próximos passos

Foto: Italo Santos - DP - Na terça-feira, reunião na Azonasul apresentou o cenário da crise

Neste sábado (21) chega ao fim o primeiro prazo definido pelos hospitais filantrópicos pelotenses para o início da redução de serviços. A medida, determinada em ofício assinado por representantes da Beneficência Portuguesa, Santa Casa, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e Hospital Espírita (HEP), previa o fechamento de 34 leitos clínicos.

Ao Diário Popular, as três instituições que fechariam leitos (HUSFP, Santa Casa e Beneficência) afirmaram que a mudança ainda não ocorrerá neste fim de semana. A ideia é que, na próxima segunda-feira, os hospitais se reúnam novamente para avaliar a situação e tomar novas decisões. “O hospital irá aguardar até segunda, como todos os outros hospitais, uma manifestação dos entes públicos”, afirmou a assessoria de comunicação do HUSFP.

A espera das instituições é por alguma providência por parte da Prefeitura que, ao longo desta semana, teve compromissos marcados em busca de recursos estaduais e federais para auxiliar os filantrópicos pelotenses e evitar o fechamento de serviços. Enquanto a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB) esteve em Porto Alegre na quinta-feira junto ao vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e dos diretores da Santa Casa para tratar a crise de saúde na região, na sexta-feira o tema também foi levado pela comitiva de prefeitos da região ao ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. No encontro, foi solicitada intervenção do governo federal por uma agenda com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também serão solicitadas emendas aos parlamentares gáuchos. Paula ainda enviou um ofício aos representantes dos hospitais explicando a agenda e dizendo que “há uma grande expectativa de êxito na demanda”.


Relembre
Nas últimas semanas o DP vem acompanhando a situação dos hospitais filantrópicos pelotenses, que sofrem grave crise financeira e acumulam déficit financeiro mensal de cerca de R$3 milhões. No início da semana, em reunião emergencial na Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), representantes de municípios da região se encontraram para discutir providências diante do ofício dos hospitais que prevê o fechamento de até 64 leitos nas próximas semanas para reduzir custos e prejuízos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas recebe seminário sobre envelhecimento Anterior

Pelotas recebe seminário sobre envelhecimento

Atividades mensais apresentam a cultura afro-brasileira em escolas Próximo

Atividades mensais apresentam a cultura afro-brasileira em escolas

Deixe seu comentário