Obras

Novas salas são inauguradas na Piratinino de Almeida

Estrutura abrigará cerca de 250 alunos em novas oito salas, refeitório e banheiros

Jô Folha -

Oito salas novas, um novo refeitório e novos banheiros foram inaugurados na tarde desta quarta-feira pelo governo municipal na Escola Municipal Piratinino de Almeida, no Areal. Ao todo, foram investidos cerca de R$1,4 milhão com recursos da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) ao longo de 18 meses de intervenção. A nova estrutura receberá cerca de 250  alunos da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental que já ocupam o espaço desde o início do ano letivo. 

Até o final do ano passado, partes dos alunos estudavam em duas salas em contêineres e a área da educação infantil funcionava num anexo improvisado alugado pela prefeitura. Com a obra finalizada no início deste ano, os alunos e professores foram para a nova estrutura, hoje localizada aos fundos da Piratinino, que funciona no mesmo local há 93 anos. O novo prédio contrasta com o antigo, que também necessita de reparos e manutenção pelo longo período de uso, conforme a equipe diretiva. 

"É quase como uma escola dentro de outra", declarou Artur Corrêa, secretário de educação, referindo-se às salas inauguradas, que se assemelham com as estruturas das escolas de educação infantil do município. 

Conforme o secretário, estão sendo investidos cerca de R$16 milhões em escolas como a Nestor Rodrigues, na Santa Terezinha, uma nova escola no Sítio Floresta, a Frederico Ozanan, nas Três Vendas. Outra obra que deve recomeçar em breve é referente a escola Marechal Ignácio de Freitas Rolim, que a antiga empresa abandonou. "Já existe uma nova empresa vencedora e só falta a assinatura da prefeita", informou. 

Comunidade escolar envolvida
A diretora geral da escola, Daiani Borges lembrou, em seu discurso, a luta pela busca de melhorias no espaço. "Com todos engajados, conseguimos", disse, agradecendo alunos, professores e funcionários. Apesar da conquista, a nova reivindicação é por melhorias na estrutura do antigo prédio, que completou neste mês 93 anos de uso. Nas estruturas metálicas que antes funcionavam como salas de aula, hoje servem de depósito de materiais da educação física e artes, entre outros. 

Contribuições para o ensino
Ex-professora e ex-aluna do Piratinino, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) participou do ato. Lembrou aulas em container e cobrou o pagamento de piso do magistério aos professores e valorização dos funcionários das escolas. Enéias Clarindo, líder do governo na Câmara de Vereadores, parabenizou a iniciativa do executivo.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) falou do cenário da educação municipal em Pelotas. "A gente sabe das dificuldades enfrentadas e me orgulha ver a cara de coragem e de gente trabalhadora nas escolas", discursou. As próximas ações, anunciou, devem ser direcionadas às escolas de ensino fundamental. Somadas, elas passam de 60 em toda a rede municipal. 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura entregará a maior área regularizada da gestão atual Anterior

Prefeitura entregará a maior área regularizada da gestão atual

São Lourenço do Sul: Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas Próximo

São Lourenço do Sul: Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas

Deixe seu comentário