Agilidade

Novo Data Center do município promete melhorar serviços aos pelotenses

Estrutura permitirá economizar recursos públicos e interligar as unidades da prefeitura pelo Voip

Mais eficiência nos serviços públicos, melhor estrutura técnica e mais economia para o Município é o que o novo Centro de Processamento de Dados (Data Center) da prefeitura garante, a partir de agora, aos pelotenses. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) inaugurou, na quinta-feira (22), o ambiente projetado pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), no Pelotas Parque Tecnológico, que será responsável por concentrar servidores, armazenamento de dados e telecomunicações.

“Tornar o trabalho mais eficiente e econômico, que apresente mais resultados aos cidadãos, é a missão do Poder Público e é isso que o Data Center (DC) vai fazer. Isso vai ter efeito direto sobre a atuação de todas as secretarias e, consequentemente, na vida das pessoas, que serão as maiores beneficiadas com este centro”, afirmou a prefeita.

Um exemplo é a possibilidade de implementar o sistema Voip (voz sobre protocolo de internet) que, na prática, significa que todas as unidades da prefeitura poderão se comunicar, entre si, via telefone de forma gratuita, a partir da malha de fibra óptica já existente do município. A interligação impactaria consideravelmente na economia de gastos com telefonia.

Maior capacidade de armazenamento
Se até então o município mantinha 37 servidores, com tecnologia defasada, memória de 250 gigabytes e 12 terabytes de armazenamento, agora, o Data Center comporta apenas dois servidores que, além de absorverem a demanda de antes, potencializam em quatro vezes a capacidade de funcionamento, passando a ter 1 terabyte de memória e 48 terabytes de armazenamento. A comunicação da rede também será qualificada, trabalhando dez vezes mais rápida.

“Com esta reestruturação, poderemos economizar cerca de R$ 130 mil, por ano, em gastos com energia elétrica e link de internet, por exemplo. Vamos diminuir os custos e melhorar o serviço, sustentando esta estrutura de informação sem gerar preocupações por, no mínimo, dez anos”, apontou o diretor-presidente da Coinpel, Cristian Küster, lembrando que a falta de estrutura anterior repercutia em problemas para a execução de tarefas.

Mais segurança e melhores perspectivas
A perspectiva de seguir acompanhando as tendências tecnológicas do mercado, a partir da nova central, foi assinalada pelo diretor técnico da Companhia, Nataniel Vieira. O sistema foi idealizado para oferecer serviços de forma escalável e projetado para garantir mais segurança às informações armazenadas. “Montamos um alicerce para crescimento tecnológico”, assegurou Vieira. Cerca de R$ 500 mil foram investidos pelo Município, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Melhorias
A remodelação dos serviços da Coinpel também englobou outras etapas, como a capacitação dos recursos humanos e o monitoramento, em tempo real, de 28 prédios que sediam serviços públicos municipais e contam com rede de fibra ótica, o que permite diagnosticar antecipadamente os problemas e, consequentemente, agir de forma mais rápida para solucioná-los.

No ano passado, todas as baterias para nobreaks (dispositivos de proteção para os eletrônicos) foram trocadas, o que impacta em menos quedas de rede. Também foram adquiridos novos discos para servidores, HDs para possibilitar mais armazenamento e outros equipamentos que permitem a otimização do uso das fibras óticas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A força da amamentação Anterior

A força da amamentação

São Lourenço do Sul: 41ª Expofeira será de 1º a 6 de outubro Próximo

São Lourenço do Sul: 41ª Expofeira será de 1º a 6 de outubro

Deixe seu comentário