Preocupação

Novo mutirão de combate ao Aedes

Desde janeiro já foram encontrados mais do que o dobro de focos do mosquito na cidade do que em todo o ano passado

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Simões Lopes, será reeditado pela prefeitura neste sábado, das 13 às 17h, em razão do aumento do número de focos do transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde em Pelotas registrou 189 pontos de concentração de larvas neste ano no município.

De acordo com a chefe da Vigilância Ambiental, a veterinária Isabel Madrid, é importante que a população colabore e facilite o acesso dos agentes nas residências, para que o trabalho de orientação e controle seja executado de modo satisfatório e amplo.

A prefeitura trabalha priorizando a prevenção no combate ao Aedes aegypti, considerando que as doenças transmitidas pelo mosquito podem evoluir para o óbito. Qualquer peça acumulada nos pátios e jardins, que possa juntar água, mesmo que em quantidade mínima, torna-se ambiente favorável à proliferação. Moradores são orientados a não guardar entulhos e materiais não utilizados, para evitar o surgimento de focos.

Isabel Madrid salienta que a presença do Aedes aegypti tem sido constatada em diversas regiões do Estado. Para que a população de Pelotas possa estar protegida, é necessário que colabore, adotando as medidas amplamente divulgadas, como a colocação de areia nos pratinhos de plantas, manutenção de caixas d’água tampadas, armazenamento de garrafas com o bocal para baixo, cuidados com pneus, ou simples potes, tampinhas, ou peças que possam acumular água da chuva.

A chefe da Vigilância lembra que, no ano passado, foram registrados 88 focos do mosquito durante todo o ano. Agora, recém findado o primeiro trimestre, já são computados 189. “Apenas nesta semana, identificamos mais 35 focos, dos quais 54% foram no Simões Lopes. Por isso, vamos retornar ao bairro, para reforçar as inspeções e as orientações aos moradores”, salienta.

Os agentes da Vigilância Ambiental apresentam-se uniformizados e com crachás para acesso às residências. Durante a atividade é realizada a distribuição de material informativo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nascidos de 1968 a 1983 podem sacar valores esquecidos Anterior

Nascidos de 1968 a 1983 podem sacar valores esquecidos

Rio Grande cobra a troca de postes em mau estado Próximo

Rio Grande cobra a troca de postes em mau estado

Deixe seu comentário