Luto

O adeus a Marlene Rosenthal Schlee

Esposa do escritor pelotense Aldyr Garcia Schlee foi sepultada no sábado no Memorial Pelotas Cemitério Parque

Marlene Rosenthal Schlee morreu em Pelotas, no dia 27 de janeiro, aos 81 anos de idade. Era casada com o escritor Aldyr Garcia Schlee. Deixa os filhos Aldyr, Andrey e Sylvia; os netos Andrey, Ana Carolina e Helena.

Todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ela, reconhecem seus familiares, admiravam-na pelos aspectos mais característicos de sua personalidade: uma sincera franqueza, uma privilegiada memória e um abrangente e sempre atualizado conhecimento que tinha da realidade - balizado tudo pela firmeza de suas convicções humanistas e por sua muito particular e inabalável visão de mundo.

Formada em Educação Artística, com pós-gradua­ção em História da Arte, dedicou-se até à aposentadoria ao magistério Estadual. Foi datilógrafa e revisora dos primeiros originais de seu marido, transformando-se logo em leitora número um, conselheira e organizadora de suas obras literárias.

Em 2014, quando ele completava 80 anos, organizou - com amigos, leitores e críticos literários brasileiros e uruguaios - uma coletânea de textos do autor jaguarense intitulada Os vinte melhores contos de Aldyr Garcia Schlee, que publicou em edição especial e lhe ofereceu como presente de aniversário.

Marlene ocupava na leitura a maior parte de seu tempo, dedicando-se também a ver e rever o melhor do cinema, sem deixar de acompanhar os mais importantes jogos de futebol, pela TV. Foi grande apreciadora de futebol e torcedora apaixonada do Grêmio Esportivo Brasil; teve a felicidade de, além de ler, conviver com alguns dos mais consagrados autores brasileiros e latino-americanos; e, como cinéfila, ajudou o marido a selecionar, avaliar e escolher os 35 filmes que, desde abril a dezembro de 2016 foram apresentados todas as quintas-feiras no Instituto João Simões Lopes Neto, durante o Ciclo Cinema na Casa do Capitão.

O sepultamento ocorreu no sábado, 28 de janeiro, Memorial Pelotas Cemitério Parque.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contêineres de lixo são substituídos em Pelotas Anterior

Contêineres de lixo são substituídos em Pelotas

Um domingo de pandorgas no céu Próximo

Um domingo de pandorgas no céu

Deixe seu comentário