História
O antes e o depois do Monumenta
Apresentado em fevereiro, o trabalho recebeu nota máxima da Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha
Um dos símbolos da cidade, a arquitetura dos prédios da área central, foi tema da tese de doutorado produzida pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Laura Zambrano. Apresentado em fevereiro, o trabalho recebeu nota máxima da Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha.
Intitulado Centro Histórico de Pelotas: evolução urbana e gestão atual, o estudo aborda a preservação patrimonial na cidade e analisa o antes e depois da aplicação dos R$ 11,4 milhões pelo governo federal na restauração dos prédios via programa Monumenta.
De acordo com a professora, os resultados comprovaram através de indicadores o êxito das políticas de preservação patrimonial. “A partir dos programas a comunidade começou a ver e, principalmente, entender o patrimônio que a cidade aporta.”
Ainda segundo Laura, a ideia é de que o trabalho sirva como um documento para a criação de novas políticas públicas na gestão patrimonial. Hoje, a isenção de cobrança de IPTU para proprietários de prédios históricos é um incentivo à preservação. Mas outras ações mais efetivas poderiam tornar os projetos mais bem-sucedidos. “O patrimônio precisa ser utilizado para ser mantido.”
A principal proposta seria a criação de projetos sustentáveis através de novas políticas e gestão mista dos prédios, por exemplo. Além da valorização dos monumentos como parte do contexto urbano, da potencialização da cultura econômica dos bens patrimoniais e o fortalecimento dos programas de educação patrimonial.
Dividida em oito capítulos, a apresentação contempla ainda dados da evolução histórica da cidade e catálogo dos edifícios. De acordo com Laura, o próximo passo será publicar cada capítulo como artigo, mas uma adaptação também está prevista para tornar o trabalho um livro a ser comercializado.
Conquista
Na Espanha, o trabalho recebeu a nota cum laude, considerada a maior pontuação existente. Ela só se aplica a doutorandos, avaliados através de voto secreto por uma banca. Os votos são individuais e devem ser unânimes para a tese receber a honraria.
O trabalho foi orientado pelos professores Sylvio Arnoldo Dick Jantzen da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Francisco Lobato Ollero, da Universidade Pablo de Olavide.
O tribunal de avaliação foi composto pelos professores Graciela Viñuale, da Universidade Nacional de Mar del Plata, Fernando Quiles, da Universidade Pablo de Olavide e José Manuel Almansa, da Universidade de Jaén.
A apresentação contou com a presença do arquiteto referência mundial na área de patrimônio e professor em diversas universidades da Espanha, Itália, Portugal e países da América, Ramón Gutiérrez.
Devido ao mérito do trabalho, a professora da UCPel ainda foi convidada para atuar na Universidade espanhola como professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Historia del Arte y Gestión Cultural en el Mundo Hispânico em 2017.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário