Agronegócio
O arroz daqui, agora também no México
Primeiras cargas do produto estão no porto de Rio Grande à espera do embarque no próximo dia 20
Divulgação -
Confirmada em maio deste ano pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a abertura do mercado mexicano para o arroz brasileiro se torna realidade neste mês. Já estão no Porto de Rio Grande prontos para embarque 11 contêineres com arroz beneficiado, com previsão de saída para a próxima quarta-feira, dia 20. A notícia do primeiro negócio realizado pelos brasileiros foi comemorada pelo setor orizícola.
Para o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, a expectativa é que este seja apenas o primeiro e que em breve também haja a exportação do arroz em casca do Rio Grande do Sul, que produz cerca de 70% do cereal no país, para o México. “Esta é uma confirmação que faz muito tempo que vem sendo trabalhada com as entidades e com o apoio do Ministério da Agricultura no sentido de viabilizar esta exportação”, observa.
As tratativas para a abertura do mercado mexicano ocorrem desde 2015, período, que segundo dados do Comité Nacional Sistema Producto Arroz del Mexico, os mexicanos colheram 158,35 mil toneladas do grão, queda de 80,4% em 30 anos. Em 1985, a produção do país era de 807 mil toneladas. Enquanto isso, no mesmo período, o consumo cresceu de 850 mil para 1,1 milhão de toneladas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário