Bouquet do Amor

O bem a cada novelo

Com 40 anos completos em 2021, campanha Bouquet do Amor tem arrecadação recorde de lãs

Jô Folha -

Em um ato simbólico realizado na tarde desta segunda-feira, os mais de 30 mil novelos de lã arrecadados durante a campanha Bouquet do Amor deste ano foram entregues para as tricoteiras que irão transformá-los em agasalhos e depois serão doados. A quantia alcançada nesta edição foi a maior desde o início da campanha e com isso, será possível aquecer o inverno de mais pessoas.

As arrecadações foram encerradas oficialmente no último domingo e uma live foi realizada para marcar o momento. Nesta segunda-feira, na casa da coordenadora e fundadora do Bouquet do Amor, Maria Eulalie Fernandes, entre amigas que colaboraram, o sentimento era de gratidão e felicidade pelos 30.240 novelos. A partir de agora, inicia-se a produção de agasalhos, como mantas, blusões, sapatinhos de bebês entre outros, que ao se aproximar do inverno serão entregues a 52 entidades, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Reconhecimento a quem contribui

Todos os anos aqueles que mais contribuem com a campanha recebem um reconhecimento especial, como forma de retribuição por se dedicarem a fazer o bem. Nesta edição, a Pescadora Mirim - eleita a criança que mais arrecadou lãs - é a jovem Maria Antonia Andrade, que conseguiu 10.900 novelos. Ela conta que muito além de um título, o importante é ajudar. "Saber que tem crianças, idosos passando necessidades e saber que tudo isso vai para entidades, porque eu e minha mãe juntamos para aquecer todas as pessoas, é muito gratificante", comenta.

O título de Pescadora do Amor deste ano é de Ana Lucia Schild, por ter sido a pessoa que mais arrecadou doações. Foram, ao todo, três mil novelos de lã. Ela relembra que há quase quatro décadas contribui com a campanha e que tudo começou quando sua filha era debutante e ajudou na busca por materiais. "O evangelho diz que a gente precisa partilhar", comenta. Ana Lúcia ainda conta que mobilizou amigos e familiares para contribuir com a iniciativa.

Ainda há outros reconhecimentos. O Pescador do Amor é Mauro Espinoza, que doou 970 novelos, e o Troféu Vanisse Krause será entregue a Manoela Brauner e Juliana Medeiros, proprietárias da Estação 79, que arrecadou 2.800 novelos. O prêmio foi criado em memória à empresária pelotense falecida em 2019 e que durante muitos anos contribuiu com a campanha.

40 anos fazendo o bem

Emocionada, Maria Eulalie relembra como o Bouquet do Amor surgiu. Ela conta que o pontapé inicial foi dado depois de um pedido de ajuda da Rouparia Santana, que estava próxima de fechar as portas e precisava de contribuição. Após orações, a inspiração enviada por Deus era reunir debutantes e promover a arrecadação de novelos de lãs. A ideia deu tão certo que a vencedora foi Irene Assumpção, que conseguiu mil unidades, quantidade que atendia as necessidades da rouparia por um ano. Na edição seguinte, a quantidade de doações recebidas foi maior, possibilitando beneficiar mais entidades. O número foi aumentando ao longo dos anos e hoje já são 52 instituições que recebem os itens produzidos pelas tricoteiras. Um trabalho de dedicação e amor ao próximo.

Ao longo dos 40 anos, desde o início já foram arrecadados mais de cem mil novelos de lã. A fundadora ilustra como foi possível contribuir. "Se fossem feitos só casaquinhos de bebê, cada novelo faz um, então seriam cem mil casaquinhos. Se fossem feitos só sapatinhos, teriam sido feitos 700 mil", explica.

Questionada sobre seu sentimento ao ajudar o próximo, Maria Eulalie é objetiva. "Me sinto na glória de Deus, vivo da graça e na graça de Deus e quero viver sempre assim, fazendo o bem para os outros. Atendemos a todos, sem distinção de religião", finaliza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso Anterior

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

Pelotas não registra óbitos por Covid-19 nesta terça-feira Próximo

Pelotas não registra óbitos por Covid-19 nesta terça-feira

Deixe seu comentário