Solidariedade
O Bom Velhinho pode ser você
Duzentas pessoas já adotaram cartinhas do projeto Papai Noel dos Correios em Pelotas
Pela primeira vez participando da ação, Bárbara selecionou nove crianças (Foto: Carlos Queiroz - DP)
Em um ano de notícias duras, uma leveza neste fim de semana: chegou a duas centenas o número de cartinhas adotadas só no primeiro dia da campanha Papai dos Correios 2019. Esse é o trigésimo ano da iniciativa da estatal que leva presentes para crianças oriundas de áreas de risco, através da doação de qualquer pessoa física ou jurídica. Em Pelotas, são 1.800 cartas.
Bárbara Dias fez a adoção pela primeira vez em 2019 - e logo com nove cartas de uma vez só. Professora do 4º ano da escola assistencial Ulina Bento Lopes, ela diz que o convívio com as crianças, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, a sensibilizou. "Mais que o lado comercial do presente, o Natal tem esse lado da solidariedade, da realização de sonhos." E muitas vezes são simples estes sonhos: uma caixa de lápis de cor, uma bola ou ainda o slime, tão famoso entre os pequenos dessa geração. Já a auxiliar administrativa Luciara Santos, adota cartas todos os anos e, desde sempre, leva o filho Antônio, de 15 anos. "Acho importante trazê-lo para que ele tenha um contato com realidades diferentes da dele", comenta.
De acordo com a gerente da agência dos Correios da Tiradentes, Sandra Garcez, foram recebidas em torno de 1.800 cartas, número semelhante ao do ano passado. Os pedidos são oriundos de escolas da rede pública em áreas de risco. A triagem é realizada pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), em formato que vem desde 2010. O objetivo é que todos os desejos sejam realizados - ainda que sobrem, os próprios funcionários da agência assumem o compromisso. "Um dos objetivos é o incentivo à escrita, por isso a importância que elas mesmas escrevam as cartas, com os próprios pedidos", prossegue.
Importante ressaltar: as empresas também podem participar, assumindo uma quantidade maior de cartas. Se a adoção for maior de 80, entretanto, é preciso realizar um cadastro através do link http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/.
Na agência local são 1,8 mil cartinhas à espera da adoção (Foto: Carlos Queiroz - DP)
Como funciona
- Qualquer pessoa pode adotar quantas cartas quiser até o dia 6 de dezembro (os Correios sugerem que elas sejam pegas com antecedência), das 9h às 17h, exclusivamente na agência da Tiradentes, 2.515 (entrada pela Anchieta)
- Os presentes devem ser entregues embalados também até o dia 6 de dezembro
- Na sequência, os Correios fazem a entrega nas escolas, que ficam responsáveis pela distribuição para as crianças
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário