Empreendedorismo
O empreendedorismo como ferramenta para mudar
IFSul participa da Semana Global de Empreendedorismo e convida o público a assistir palestras com empreendedores pelotenses e conhecer suas histórias
Jô Folha -
No mundo inteiro, o mês de novembro é marcado por atividades referentes ao empreendedorismo. A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 e até hoje movimenta mais de 160 países, incluindo o Brasil, que possui sete premiações internacionais por administrar com sucesso o evento. Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e incentivar a comunidade, o campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) fará parte do movimento e promoverá a segunda edição do Minha História Empreendedora, apresentando um circuito de palestras com empresários da cidade.
A ação é idealizada pelo Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento do Empreendedorismo (Nade), que atua desde 2013 difundindo o empreendedorismo por meio de práticas de ensino, pesquisa e extensão. O grupo é composto por bolsistas, servidores, voluntários, e tem como gestor o professor Diego Rodrigues Pereira. Ele conta que já é a quarta vez que o IFSul promove eventos dentro da Semana do Empreendedorismo e, pelo segundo ano consecutivo, o Minha História Empreendedora traz quatro palestrantes que contarão as histórias dos seus negócios: Bira Ceroni, fundador do Brownie do Bira; Juliana Medeiros, do Circulu's Lanches; o criador da Fácil Consulta, Patrick Goulart; e Vinícius Giusti, da VG Consultores Associados.
Em 20 minutos, cada um falará sobre como se descobriu um agente empreendedor, quais os desafios enfrentados e os frutos que colhem. A ideia é inspirada no Day1, evento promovido pela organização estadunidense Endeavor. Ainda segundo Diego, essa iniciativa se faz necessária dentro do meio acadêmico à medida que motiva os estudantes. Foram escolhidas pessoas que montaram suas empresas, se destacaram e vêm ganhando reconhecimento da comunidade pelotense. "Geram lucro e bem-estar para a sociedade", afirmou. Dessa forma, elas podem inspirar os jovens a se lançar no mercado de trabalho futuramente. O professor cita o trabalho social feito pela empresa Fácil Consulta, que disponibiliza consultas médicas com um valor acessível através de um site (https://facilconsulta.com.br) criado por eles.
Outra história que merece destaque
Há cinco anos, às vésperas da formatura da sua esposa, Bira Ceroni resolveu pesquisar como preparar bolos para complementar a quantidade de doces de Pelotas que serviriam os convidados. Sem saber ao menos como fritar um ovo, Bira achou um vídeo com uma receita de brownie e decidiu testar. Não satisfeito com o resultado, escondeu no formo. No meio da noite, durante a festa, os convidados encontraram as duas formas escondidas e se deliciaram. Dias depois, passando por um momento de necessidade e lembrando da aprovação dos amigos, ele foi para a cozinha produzir mais.
E a ideia funcionou. Vendendo de porta em porta e revendendo em estabelecimentos com a sua mulher, Bira foi ganhando seu público. Há cerca de três anos, a primeira loja do Brownie do Bira foi aberta na rua Três de Maio, e por lá ficaram por mais de um ano. Já na Galeria Central, permaneceram por alguns meses. Encerraram as atividades nas duas localidades e abriram uma grande loja na 15 de Novembro, em junho deste ano.
Tudo começou com um bolo bem feito que está dando certo até hoje. "Há cinco anos eu estava completamente quebrado", contou. Dificuldades são encontradas no caminho diariamente. Por isso, a solução encontrada por Bira é inventar produtos; em seu caderno de criações, todos os dias algo é escrito. Uma parceria foi firmada com a marca Nestlé, com o intuito de atrair mais pessoas e agradar todos os gostos. "Estamos na batalha e sobrevivendo", completou.
Sobre o evento
Minha História Empreendedora é um evento gratuito e aberto à comunidade que ocorre nesta segunda-feira, das 18h30min às 21h30min, no campus Pelotas. O credenciamento ocorre às 18h30min e as palestras têm início às 19h - 400 vagas estão sendo disponibilizadas à comunidade no auditório Enilda Feistauer. Certificados serão disponibilizados e as inscrições podem ser feita no do site (site bit.ly/minhahistoria2).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário