Expectativa
O futuro do Estaleiro Rio Grande em discussão
Reunião no Palácio Piratini servirá para a Ecovix apresentar seus projetos para a retomada dos trabalhos na Zona Sul
Na tarde desta terça-feira (24), representantes do governo do Estado, lideranças da Zona Sul, em especial do município de Rio Grande, e do Grupo Ecovix, administrador do Estaleiro Rio Grande, devem reunir-se no gabinete do governador José Ivo Sartori (PMDB) a partir das 14h30min. Em pauta, a possível recuperação fiscal da operadora do estaleiro no município e a retomada da produção, sem ligações com a Petrobras.
O encontro ocorre às vésperas de uma decisão judicial que poderá definir o futuro da empresa. Na última semana, por meio de nota, a Ecovix demonstrou o interesse em retomar as atividades aproveitando a estrutura que possui no Estaleiro Rio Grande, o maior do Hemisfério Sul. A ideia seria gerar um número inicial de 600 empregos. Porém, na próxima quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) deverá decidir se aprova ou não a realização de uma assembleia geral dos credores da empresa. A recuperação judicial foi iniciada em dezembro de 2016 para reestruturar a dívida. Os ativos da empresa são estimados hoje em um bilhão de dólares.
A reunião se dá, segundo a nota da Ecovix, para a apresentação dos projetos. O grupo diz ter interesse no aproveitamento das estruturas do estaleiro para explorar pelo menos quatro áreas, entre elas a finalização da plataforma P-71. Além disso, o preço do petróleo em alta é outro motivo citado pela Ecovix para a retomada do interesse por Rio Grande. A exploração da atividade portuária, com atracações de embarcações e movimentação de cargas, os reparos em plataformas petrolíferas e em embarcações e o processamento de aço à indústria metalomecânica também são citados.
De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, o encontro servirá para discutir utilizações da estrutura já existente, mas sem relações com a Petrobras. Para ele, é importante que tanto lideranças locais como a comunidade estejam ligadas no futuro do estaleiro. "Existem muitas ideias e potencialidades", comentou, referindo-se ao que já está pronto.
A questão judicial também gera expectativa, já que, segundo Fontana, pode dar uma guinada completa no futuro, para qualquer lado. Porém, ele também considera importante buscar consensos, sair da atual situação e encontrar soluções em breve. "Agora surgiu uma possibilidade real", comemorou.
Dúvidas e desconfiança
O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer (PT), não sabe ao certo o que será apresentado na reunião. Ele recebeu o convite do Palácio Piratini para se fazer presente. "Estou indo para escutar", comentou. Para ele, a expectativa principal é quanto à decisão do TJ-RS.
Segundo o prefeito, o cenário de indefinição é o pior possível, já que não dá segurança nenhuma a qualquer ação no estaleiro. Com as estruturas se deteriorando por estarem sem manutenção, também não geram renda ou empregos. "Precisamos de uma resposta rápida (...) a expectativa é de ter uma decisão e não ver aquilo tudo se tornar um campo de sucata", lamentou.
Com os 3,5 mil postos de emprego encerrados pela Ecovix durante a crise, o prefeito estima prejuízos de R$ 12 a R$ 15 milhões mensais ao município apenas em salários. Além disso, existem as perdas de impostos e outros investimentos. Atualmente, ele crê que cerca de 50 a 60 pessoas estejam empregadas no local.
Já o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio Grande (Stimmmerg), Sadi Machado, embora a expectativa seja sempre positiva, vê com cautela e cuidado a questão. "Depois de 16 meses, só agora demonstraram interesse?", questiona. Além disso, ele desconfia da existência de possíveis contratos futuros, caso a recuperação se consolide. Para ele, a assembleia dos credores é o principal ponto de atenção do Stimmmerg no futuro próximo. "Eu estou com meus dois pés atrás. Sinceramente, eu espero estar errado", finalizou.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário