Reconhecimento
O "Menino Manicure"
Jovem derruba tabus e conquista espaço em Santana da Boa Vista
Divulgação -
Há seis anos, Saimon Ferreira rompeu uma série de tabus e resolveu investir no que sempre demonstrou ter talento: ser manicure. O jovem de 26 anos iniciou a carreira em um salão, trabalhando na parte de embelezamento de cabelos, mas o destino resolveu dar um empurrãozinho e mostrar o que realmente iria lhe fazer feliz. Natural de Santana da Boa Vista, ele trabalha em uma esmalteria da cidade e já coleciona clientes de toda a região.
Foi uma agenda lotada que fez Saimon ter seu primeiro contato com as clientes. Era um daqueles dias cheios e uma mulher chegou no salão precisando do serviço. Então, a proprietária do local não pensou duas vezes e pediu para o jovem realizar o atendimento. "Eu não sabia nem por onde começar", brinca. Mas no final, o resultado foi o melhor: cliente satisfeita. Os meses se passaram e a resistência para aceitar o convite em ser manicure do local seguia, mas o tempo e os pensamentos organizados fizeram Saimon entender que ali poderia estar sua paixão e seu sustento. "Aos poucos foi indo, fui pegando prática e em dois meses eu já estava realizando o serviço muito bem", conta.
Para obter reconhecimento e ter certeza da vocação, algumas barreiras precisaram ser vencidas. Por ser uma profissão predominantemente exercida por mulheres, ele questionava se aquilo realmente era pra ele. "Uma das principais dificuldades foi a minha própria aceitação", completa. Receio de contar para a família e ter de encarar algumas piadas dos próprios amigos também foram pontos que desmotivaram o profissional. No início teve que encarar cara feia de algumas mulheres, que se surpreendiam ao ver um homem trabalhando com embelezamento de unhas. "Elas achavam que eu ia destruir tudo", brinca. Mas tudo isso, segundo ele, foi muito rápido e fácil de ser superado, pois com o tempo era notável perceber a felicidade de cada cliente ao ver as unhas prontas. "Hoje em dia homens já podem entrar nesse espaço, assim como mulheres podem executar serviços que antigamente eram destinados apenas para homens."
Quem fica feliz semanalmente ao ver o resultado do trabalho de Saimon é Silvana Lima. Moradora da cidade há 12 anos, ela é cliente fiel do profissional há três. "Eu adapto a minha agenda conforme a dele, não abro mão", garante. Além da troca profissional, a tabeliã fez um amigo com quem pode conversar sobre a vida. "Manicure e pessoa incrível", diz. Sobre o fato de ter um manicure homem, Silvana diz nunca ter estranhado, muito pelo contrário, pois apoia a quebra de tabus e afirma que esse obstáculo, Ferreira já venceu.
Hoje, ele é conhecido por ser o Menino Manicure e tem muito orgulho de carregar esse título. Reconhecido na cidade natal e na região, garante que o apelido resume a sua vida, já que não está nos planos deixar de ser o responsável por embelezar ainda mais as mãos dos clientes. O que está nos sonho do Menino Manicure e começa a ser planejado é criar a própria linha de esmaltes. Essa, fará alusão ao Rio Grande do Sul e cada cor será nomeada com expressões típicas do gaúcho, como por exemplo, Pinhão.
Aos que desejam realizar seus sonhos, e para isso precisam quebrar uma série de imposições da sociedade, Saimon deixa o recado: "A gente tem que acreditar no que a gente faz, e ninguém pode dizer nada diferente disso". Depois de seis anos na área, o que move o profissional é o sorriso de satisfação de cada cliente. Para ele, isso é a maior prova que a escolha feita foi a certa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário