Inovação

O mundo da robótica em pauta

Robopel 207 iniciou nesta quarta-feira; escolas da rede pública e privada podem levar os estudantes

Paulo Rossi -

Olhares atentos e curiosos ao mundo da robótica: foi assim que começou a 2ª edição do Robopel. O evento faz parte da programação da Semana de Pelotas, alusiva ao aniversário de 207 anos do município. Na tarde desta quarta-feira (03), mais de 700 estudantes interagiram com os materiais expostos, participaram de oficinas e aprenderam um pouco sobre robótica. Ao todo, foram 1,2 mil alunos inscritos de cerca de 30 escolas das redes pública e privada de ensino. O evento é uma iniciativa do Pelotas Parque Tecnológico, em parceria com a prefeitura e faz parte do Pacto Pela Paz Pelotas.

O incentivo aos novos aprendizados é um dos pilares do Robopel 207. Além dos pelotenses, alunos de outros municípios do estado participam das exposições. Por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Miguel Silveira, de 12 anos, viajou mais de 140 km até chegar em Pelotas. Na EMEF Assis Brasil, no município de Pedras Altas, os alunos das turmas de 6º ano iniciaram, no ano passado, um projeto de construção de robôs e maquetes ligadas a eletricidade por meio de materiais reciclados. Já no 7º ano, o aluno de Pedras Altas alegra-se em participar da iniciativa e expor os trabalhos junto às iniciativas de outras instituições. As aulas da escola dele também passaram por mudanças, aderindo os ensinamentos sobre robótica no currículo escolar. "Eu aprendi que dá pra ajudar outras pessoas, fazendo braços mecânicos", exemplifica.

As professoras que acompanharam as turmas da Escola Assis Brasil destacam o impulso às novas práticas com a iniciativa da Seduc. "O nosso objetivo é que eles aprendam e se tornem multiplicadores", ressalta a professora Nereida Duarte. Apesar da satisfação dos estudantes em participar do projeto, a professora aponta algumas dificuldades, como a falta de recursos na rede pública de ensino. Os materiais utilizados eram reciclados, levados à escola tanto pelos alunos como educadores. Os obstáculos, contudo, são superados pelos alunos. "Todos os desafios são driblados", complementa a professora Claudia Pereira, que também participa das novas práticas.

É preciso chegar às comunidades

O Robopel conecta os alunos interessados em aprender e entender as peculiaridades da robótica aos grupos de pesquisa e ensino que trabalham com a área. Essa conexão permite que os pequenos do ensino fundamental - maioria dos visitantes do evento - tenham contato com práticas que, muitas vezes, não possuem a oportunidade de vivenciar em sala de aula. A Liga Acadêmica de Robótica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um projeto de ensino que participa do evento com o grupo PinguimBots. Marcele Guarenti, aluna de Engenharia Geológica na UFPel, faz parte do projeto e aponta a necessidade em levar iniciativas como essas para a comunidade.

Ela lembra que, quando pequena, tinha aulas de robótica educacional na escola em que estudava. Muitos dos alunos presentes no Robopel não têm acesso a esse tipo de aprendizado, o que reforça a importância do contato com os alunos de ensino fundamental e médio. "Se tivermos uma educação que tem investimentos nisso, podemos gerar bons frutos", critica Marcele.

O mundo da robótica integra diversos ramos de ensino. No PinguimBots, assim como na Liga de Robótica, acadêmicos das áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Design Digital se unem para realizar a montagem e planejamento dos robôs. "A robótica está em várias áreas", explica Gilberto Kreisler, aluno de Ciência da Computação. Em outubro, os estudantes participam da 18ª Competição Latino-Americana de Robôs, sediada no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os acadêmicos levarão os pequenos robôs jogadores de futebol para uma competição em que as pequenas máquinas jogam de forma autônoma, sem que precisem ser controlados.

Outras atividades como oficinas de aprendizagem criativa e programação no scratch ocuparam o tempo e a concentração dos pequenos. Sessões de cinema com filmes com personagens robôs também fizeram parte da programação. No ano passado, na 1ª edição, o Robopel reuniu em torno de 300 crianças e adolescentes. Agora, no RP-207, o número já é quase quatro vezes maior. A 2ª edição do Robopel segue amanhã, com início marcado para às 8h30min no Pelotas Parque Tecnológico, localizado na Avenida Domingos de Almeida, 1785 - Areal. Outras informações e agendamento de escolas podem ser feitas pelo (53) 3225-7755. Confira abaixo outras atividades que integram a Semana de Pelotas: 

Quinta-feira (04)
- Exposição Naturezas Urbanas - Artistas Guinr e Gordo 17
Horário: 10h às 12h e das 14h às 19h
Local: Ágape - Espaço de Arte (Rua Padre Anchieta, 4480)
Informações: (53) 3028-4480 e (53) 98438 4480
Ingresso: entrada franca

- Reunião-almoço 'Tá na Hora ACP' _ Palestrante: Paula Mascarenhas _ prefeita de Pelotas
Horário: 11h45min
Local: Salão Nobre do Edifício Palácio do Comércio (Rua 7 de Setembro _ 274 - 8º andar)
Informações: (53) 3028-1541

- Jogos Escolares de Pelotas (JEPel)
Horário: Manhã e tarde
Local: Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo "Karosso" (Rua Álvaro Chaves, 2000)
Informações: (53) 3222-1592
Ingresso: gratuito

- Oficina de desenho e pintura "Desenhando Pelotas"
Horário: Manhã e tarde
Local: Ateliê Giane Casaretto (Rua 15 de Novembro, 871)
Informações: (53) 3305-2318 e (53) 99982-7184

- Romaria, Visitação e Limpeza do Túmulo de Francisco Lobo da Costa (com Grupo Escoteiro São Francisco de Assis)
Horário: 15h
Local: Cemitério São Francisco de Paula (Lado antigo)
Informações: [email protected]

- Tai Chi Chuan - Transformando Vidas
Horário: 15h às 16h
Local: Mercado Central _ Pátio 4 (Praça 7 de Julho, 179)
Informações: (53) 99118-2361 _ ingresso gratuito

- Dimensão em Ação (aferição de P.A., oximetria, distribuição de preservativos e informações de prevenção para as DST/Aids)
Horário: Tarde e noite
Local: Praça Coronel Pedro Osório, 53
Informações: (53) 3027-3191

- Prêmio 300 Onças
Horário: 19h
Local: Instituto João Simões Lopes Neto (Rua Dom Pedro II, 810)
Informações: (53) 3027-1865
Ingresso: convites dirigidos

- Amor Exigente: Para quem e o que é?
Horário 20 às 22h
Local: Rua Rafael Pinto Bandeira 903 na Comunidade Católica São Roque- Bairro Areal

- Jogos Abertos de Pelotas (JAP)
Horário: Noite
Local: Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo "Karosso" (Rua Álvaro Chaves, 2000)
Informações: (53) 3222-1592-
Ingresso: gratuito

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Lourenço do Sul: Vila do Coqueiro terá água potável

Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a solicitar declaração de zona livre de mormo Próximo

Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a solicitar declaração de zona livre de mormo

Deixe seu comentário