Dicas

O tipo ideal de salgados para cada evento

Chef de cozinha e docente do Senac Pelotas aponta a importância de saber preparar um menu para cada público de festividades diferentes

Divulgação -

Com a retomada gradual dos eventos presenciais no Rio Grande do Sul, volta a preocupação para definir o cardápio ideal de salgados para cada tipo de festividade. Seja aniversário infantil, formatura, casamento ou um coquetel, é fundamental entender que cada um possui um público diferente e por isso é preciso estar atento aos detalhes na hora de preparar o menu.

Uma festa de aniversário infantil, por exemplo, é necessário ter atenção ao paladar das crianças. “Nesse tipo de evento, o grande carro-chefe são os salgadinhos, eles são sempre a grande atração da festa. Então além de agradar as crianças, também precisa agradar aos adultos que vão acompanhá-los. Por isso, buscamos trabalhar salgados fritos com recheio de frango, carne, presunto, folhados, bolinhas de queijo e mini pizzas que trazem maior saciedade. E evitamos receitas vegetarianas e com um paladar gastronômico mais elevado”, destaca o chef de cozinha e docente do Senac Pelotas, Eduardo Fonseca.

Já no caso de formaturas, tudo depende do cardápio que está sendo ofertado, já que não exige protocolo específico para o evento, então é possível trabalhar os mais variados cardápios. “Eu posso ter desde o coquetel canapés, em que eu vou ter uma base de pães, uma pasta de queijo gorgonzola ou de vegetais. Já pensando em um menu mais intimista, eu posso ter só volantes, salgadinhos e mini porções, então aí também trabalhamos com frituras e salgadinhos assados”, explica o chef Eduardo.

De acordo com o docente, quando se trata de saúde, os salgados mais indicados são os assados. Mas ele destaca que deve haver um equilíbrio, pois não podemos levar em consideração somente a relação do saudável com assados X fritos. “No caso dos pastéis folhados, por exemplo, é uma fritura de forno, porque eu tenho uma quantidade de farinha e 50% dela é gordura. E se a gente for analisar os outros tipos de salgados, como as empadinhas, as panelinhas, os bregerés, a base deles também são amanteigadas, então acaba que na maioria dos salgadinhos, eu vou ter uma base bem considerável de gordura. A diferença é que essa gordura não foi saturada a uma temperatura superior a 180°C igual a fritura, que não deveria ultrapassar também”, enfatiza.

Ou seja, quando se fala em salgados saudáveis, é preciso pensar no menu que o acompanha posteriormente. “Porque os salgadinhos eles servem para saciar os convidados antes de chegar a refeição principal e também para fazer com as pessoas fiquem mais tranquilas antes de se dar o início da festa. Ou seja, se acontecer algum imprevisto, os convidados já se alimentaram de alguma forma. Por isso, os salgadinhos são escolhidos para começar alguma cerimônia e devem estar incluídos no menu do evento”, argumenta o chef de cozinha.

Para finalizar, o docente ainda ressalta que ao lado dos salgados mais saudáveis, também é possível encontrar as versões integrais, de intolerantes a lactose, sem glúten, assim como alternativas vegetarianas e veganas. “A gente sabe que esse público tem crescido cada vez mais, as restrições alimentares têm aumentado cada vez mais também. Então na hora de montar o menu de salgados, seja lá de que evento for, a gente tem no mínimo aí 25% desse cardápio voltado para esse público. Ou seja, é fundamental a gente conhecer o nosso público, saber se os nossos convidados do evento que estamos oferecendo possuem alguma restrição alimentar ou algum tipo de preferência para que a gente consiga agradar a todos”.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aulas presenciais estão suspensas em quatro escolas municipais Anterior

Aulas presenciais estão suspensas em quatro escolas municipais

Boa ação em prol dos pets Próximo

Boa ação em prol dos pets

Deixe seu comentário