Recursos

Obras do Finisa ficam para 2019

Financiamento de R$ 24 milhões via Caixa será utilizado para obras de infraestrutura

Jô Folha -

As obras programadas com o financiamento Finisa, da Caixa Econômica Federal, devem começar somente em 2019. Em análise final pelo banco, o financiamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Pelotas em novembro de 2017. Quando enviado ao Legislativo, a prefeitura elencou nove ações para viabilizar com o recurso - um total de R$ 24 milhões.

Pavimentação, instalação de ciclofaixa, compra de maquinário, instalação de iluminação pública em avenidas e requalificação de espaços públicos foram expostos como justificativa aos vereadores. O projeto apresentado ao banco está, hoje, nas últimas análises financeiras e a previsão da Caixa é de encerrá-lo em até 60 dias. Todos os projetos de engenharia detalhando cada ação já passaram pelo corpo técnico do banco.
O plano de ações, no entanto, ainda não está totalmente garantido, diz o secretário responsável pelo planejamento, Paulo Morales. Sobre quais ações serão priorizadas para o início das obras do programa, Morales responde que vai depender do entendimento da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Canteiros requalificados
Caminhando pela avenida Duque de Caxias com o filho, o vigilante Evandro Gonçalves, 32, costuma aproveitar as tardes de sol. O canteiro central é um dos principais espaços para lazer e prática de esportes do Fragata. Morando próximo da praça 20 de Setembro, Gonçalves vê o local com muitas potencialidades. “O que a prefeitura quer fazer? Qual é o projeto?”, questiona antes de opinar: “Seja qual for a ideia, acho que poderia ser ouvida a população: o que ela quer da avenida? O que poderia ter? Isso aqui poderia ser um parque em toda a extensão”, sugere. Para o vigilante, é fundamental, antes de mais nada, um manejo com as plantas secas ou mortas que estão no local. Próximo à Laneira, ele aponta para um eucalipto seco e carros estacionados na sombra e diz que o espaço, para ser qualificado, deve apresentar segurança a quem o frequenta. No local, havia muito barro e carros estacionados desordenadamente.

O desejo do vigilante não parece distante. Este é justamente um dos pontos que serão organizados com a obra, indica Paulo Morales. “Serão criados bolsões de estacionamento cercados com meio-fio para evitar o avanço dos carros sobre os canteiros de grama”, adianta. No local também serão instalados academias ao ar livre e brinquedos para crianças em diferentes pontos. “Não vai restar nada de chão batido”, garante o secretário.

Comunidade  aguarda iluminação
A escolha das prioridades das obras deve levar em consideração as vidas humanas, comenta a dona de casa Marinez Simões, 52, moradora da avenida Amazonas, no Barro Duro. A avenida Adolfo Fetter, sem iluminação e com problemas no asfalto, já tirou a vida de dois moradores do bairro em 2018. E isso sem contar os acidentes com lesões ou danos materiais. Integrante do grupo SOS Laranjal, que busca melhorias para os bairros da praia, Marinez aponta que a iluminação é uma das principais reivindicações do grupo. Em um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, o cenário muda de claro para a escuridão total a partir do trevo de acesso à avenida José Maria da Fontoura.

No projeto do Finisa, também há uma luz no fim do túnel para a situação. Uma das ações previstas é a iluminação do trecho. A antiga reivindicação chegou a ser motivo de protestos este ano por moradores do Barro Duro. “Eu tenho tudo catalogado, desde 2015 a prefeitura nos promete isso”, relembra Marinez. Conforme Paulo Morales, no local será instalada uma rede de baixa tensão para a colocação de braços de luz nos postes.

Trâmites da Caixa
“As análises técnicas já foram vencidas. Agora são análises financeiras e trâmites internos do banco”, informa o gerente de governos da Caixa, Fernando Neves. O desembolso do recurso, antecipa, não será feito de uma vez só. Conforme os projetos são executados, as verbas são liberadas para o Executivo.

Obras previstas
►Pavimentação de trecho da avenida Leopoldo Brod entre a avenida Fernando Osório e a BR-116.

►Requalificação da rua Mário Peiruque, com nova pavimentação e instalação de uma ciclofaixa em toda a extensão entre as avenidas República do Líbano e Domingos de Almeida.

►Requalificação do canteiro central da avenida Duque de Caxias. Estão previstas as instalações de bolsões de estacionamentos, academias ao ar livre e parques infantis.

►Iluminação da avenida Adolfo Fetter, entre a rótula da avenida José Maria da Fontoura e a avenida Amazonas, no acesso ao Barro Duro.

►Iluminação das avenidas Viscondessa da Graça e Saturnino Brito.

►Compra de equipamentos e máquinas para a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).

►Contratação de novos servidores de internet para a Coinpel.

►Instalação de cercamento eletrônico nas principais avenidas e acessos do município.

►Aquisição de equipamentos para a UPA Bento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IDH do Brasil tem leve variação e país mantém 79ª posição no ranking Anterior

IDH do Brasil tem leve variação e país mantém 79ª posição no ranking

UFRJ inicia cobertura do telhado do Museu Nacional Próximo

UFRJ inicia cobertura do telhado do Museu Nacional

Deixe seu comentário