Educação

Oportunidade para ingressar no Ensino Superior

Projeto Desafio da UFPel abre vagas para curso extensivo gratuito

A partir desta segunda-feira (18) os estudantes de baixa renda que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão tentar uma vaga no ensino gratuito do projeto Desafio Pré-Universitário Popular, órgão coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Prec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As inscrições vão até o dia 28 deste mês e são realizadas em duas etapas: uma on-line e a outra, presencial. Já as aulas se iniciam no dia 18 de março, uma semana depois do retorno das atividades acadêmicas da universidade.

Uma das novidades para 2019 é a inclusão dos conteúdos voltados ao Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave/UFPel) na grade curricular do curso, o que se deu por dois motivos. Em um sábado letivo, o Colégio Municipal Pelotense serviu de casa para que os professores do Desafio apresentassem um aulão voltado ao vestibular próprio da universidade. Dali, surgiu uma parceria entre o colégio e a vontade de abranger o conteúdo do projeto. Já o segundo motivo foi a divulgação, em agosto do último ano, da resolução da UFPel que prevê o aumento gradativo das vagas do Pave destinadas a estudantes de escola pública. Neste ano, são 75% e a meta é alavancar para 90% aos ingressantes de 2021 em diante.

Educação popular
O curso que aprova quem o sistema reprova - esse é o lema do Desafio. O projeto preparatório para o Enem e o Pave tem como foco os alunos de baixa renda que estão no terceiro ano do Ensino Médio e os que já concluíram essa etapa. No último ano, o Desafio completou 25 anos de existência. "Nosso objetivo é a educação inclusiva e que faça o aluno construir uma consciência cidadã", conta a professora coordenadora do projeto, Nóris Leal. Os conteúdos do Exame Nacional não são os únicos trabalhos em sala de aula, temas como lutas sociais, solidariedade e o contexto político são abordados pelos professores e discutidos entre os alunos - um coletivo de mulheres, entre elas colaboradoras e alunas, nasceu no projeto para debater questões de gênero.

Segundo a coordenadora, a troca de conhecimentos entre os educadores e os alunos é um dos pilares do projeto. Lá, tanto professor como aluno relatam a realidade que vivem e levam os ensinamentos para além dos vestibulares. O projeto tem como base os ensinamentos da educação popular e o voluntariado, cerca de 90 colaboradores fazem parte da equipe de professores. Graduandos dos cursos de licenciatura da UFPel compõem o maior grupo de voluntários que ministram as aulas gratuitas, além de pós-graduandos, mestres e doutores, como esclarece Nóris.

Turmas de 2019
O Desafio está oferecendo cerca de 200 vagas aos alunos que se declararem como baixa renda. As inscrições são feitas por um formulário divulgado pela página no Facebook do projeto, de nome Desafio Pré-Universitário Popular. Na primeira etapa, o candidato deve preencher a ficha com dados pessoais e com informações sobre a renda da residência. Depois, é preciso levar os documentos pessoais e comprobatórios da renda na sede do projeto, localizada na rua Tiradentes, 2.351, esquina com a Félix da Cunha, no prédio Salis Goulart da UFPel.

Também é possível preencher a ficha diretamente na sede, a partir do dia 18 - o horário de funcionamento é das 14h às 19h.

Os selecionados precisam comparecer ao aulão inaugural, realizado no Pelotense, segundo Nóris. A presença é obrigatória, sob pena do candidato perder a vaga.

Documentos para a matrícula 

- Documento de identificação com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte ou Carteira de Trabalho e Previdência Social)
- CPF
- Atestado de matrícula do último ano do Ensino Médio ou certificado de conclusão, para comprovar egresso da rede pública
- Comprovante de bolsa em escola particular, em caso de alunos bolsistas

Documentos para comprovação da renda
- Carteira de trabalho (assinada ou não) ou contracheque
- Declarações de Imposto de Renda por Pessoa Física (IRPF), acompanhadas do recibo de entrega à Receita Federal
- Em caso de aposentados ou pensionistas, apresentar extratos mais recentes do pagamento de benefício
- Em caso de serviço autônomo, o projeto disponibiliza um termo próprio de declaração

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

INSS alerta idosos sobre fraudes em crédito consignado Anterior

INSS alerta idosos sobre fraudes em crédito consignado

A importância de passear com os cães no verão Próximo

A importância de passear com os cães no verão

Deixe seu comentário