Solidariedade

Para aquecer o inverno de quem precisa

Campanha do Agasalho da prefeitura necessita de doações de roupas masculinas e infantis

Paulo Rossi -

Para aqueles que não têm roupas ou cobertores suficientes para enfrentar o frio, o inverno pode se tornar sinônimo de sofrimento. Na tentativa de amenizar a situação dessas pessoas, a Campanha do Agasalho da prefeitura trabalha na arrecadação de roupas, calçados e cobertas. Desde o lançamento, em 26 de maio, foram recebidas mil peças, mas a demanda é ainda maior. Segundo a Secretaria de Assistência Social (SAS), a maior carência é por itens masculinos e infantis, principalmente calçados. Como incentivo, alguns pontos de coleta oferecem descontos para quem doar.

Segundo o secretário de Assistência Social Luiz Fernando Longaray, neste momento a arrecadação está menor do que no mesmo período do ano passado. Mesmo assim, até o fim do inverno, espera-se superar os números de 2017. "Contamos com o apoio da população nas doações", convida o secretário. Na última edição da campanha, foram 26,9 mil peças de roupas, 1,5 mil calçados e mais de 700 cobertores distribuídos entre 3,7 mil pessoas.

As peças arrecadadas são repassadas para os abrigos municipais e também para quem entra em contato com a SAS, localizada na rua Marechal Deodoro, 404. Qualquer pessoa necessitada pode receber os itens, mas antes é necessário passar por uma triagem feita por assistentes sociais. "O foco são as pessoas em alta vulnerabilidade social", explica Longaray. Até o momento, dos mil itens arrecadados, 908 já foram distribuídos.

Uma das beneficiadas pelas doações foi Leoni Pontes Souza, 53. Na última semana, a dona de casa viu sua moradia no bairro do Porto ser tomada por um incêndio, causado por um curto-circuito. As chamas consumiram paredes, telhados e boa parte da casa simples em que ela vivia com o filho, Luís Mateus Pontes, 20. Após o susto, roupas arrecadadas nesta Campanha do Agasalho foram a repassadas a Leoni. "Recebi alimentos, blusões, calças", enumera. Além de itens pessoais, a família ainda necessita de móveis e materiais de construção. Para ajudá-la diretamente, é possível entrar em contato pelo telefone (53) 98485-6649.

Pontos de coleta
Para contribuir, basta levar as doações até os pontos de arrecadação. Neste ano, os locais incluem a SAS, a Estação Rodoviária e o Mercado Central. Além desses, existem os pontos que oferecem descontos em produtos e serviços para quem doar, como o Posto São José, as lojas da Ótica Diniz, a DC Fitness Shopping e o Instituto Educacional Dimensão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia e MP deflagram operação contra facção criminosa em 14 estados

Em votação histórica, Argentina aprova aborto na Câmara de Deputados Próximo

Em votação histórica, Argentina aprova aborto na Câmara de Deputados

Deixe seu comentário