Inauguração

Para contribuir com o ambiente e a geração de renda

Inaugurada nesta quarta, Usina de Processamento de óleo saturado tem capacidade para produzir sabão, detergente e pasta

Carlos Queiroz -

Durante a manhã desta quinta-feira (21), foi inaugurada pelo Sanep a Usina de Processamento de Óleo Saturado, no bairro Simões Lopes. O local terá capacidade para processar até mil litros de óleo diariamente que poderão ser transformados em sabões, detergentes e pastas. Metade do total produzido será destinado para o Sanep, que repassará o material para escolas municipais. A outra parte será dividida com a Cooperativa Nova Esperança, formada por 12 pessoas do loteamento Ceval.

O investimento total, no valor de R$ 500 mil, foi utilizado para a estruturação do projeto, que vai desde a compra de maquinários e veículos ao aluguel do prédio e adequação do local, cedido em comodato para a Cooperativa. A inauguração da Usina faz parte do projeto Óleo Sustentável, do Sanep. Em 26 de setembro, houve a instalação do primeiro ponto de coleta do projeto, na área interna do Mercado Central. Em quase dois meses, foram recolhidos cerca de 2,5 mil litros, nos 13 pontos espalhados pelo município. A expectativa é que, até o final do ano, sejam instalados mais cem pontos de coleta em supermercados, postos de gasolina, e em mais de 80 escolas, com a expectativa de recolher até mil litros de óleo por dia, tudo isso transformado em materiais de limpeza.

O processo têm início com o descarte correto por parte da população nos pontos de coleta. A partir daí são recolhidos em caminhões que bombeiam o óleo para tanques de estoque. Na usina, o material passa por equipamentos como misturador para soda, reator para saponificação, e outros processos até que estejam prontos para serem embalados em recipientes adequados, prontos para as respectivas utilizações.

"Nós temos o que há de melhor em usinas dessa categoria" destaca o coordenador do departamento de resíduos sólidos do Sanep, Edson Plá. Para ele, a inauguração do local é fruto de anos de pesquisa com um trabalho iniciado em 2013, a partir da ideia de solucionar os problemas causados pelo óleo saturado na rede da autarquia, como o acúmulo de gordura e entupimento das tubulações, por exemplo, que geram grande custo de manutenção e tratamento. Com o projeto aprovado, em 2017, teve início a fase de planejamento das ações que seriam feitas. Ele lembra que o diferencial da Usina é que a produção será feita pelos 12 cooperados, contribuindo para a geração de renda dessas pessoas, ao contrário do que é desenvolvido em outros locais, no qual a renda obtida é concentrada em um único empresário. "Isso promove benefícios no aspecto social, ambiental e econômico", afirma.

Geração de renda e qualidade de vida
A presidente da Cooperativa Nova Esperança, Marisa Ferreira, demonstrou alegria e surpresa com a estrutura do local. "Não esperava que fosse assim", revela. Ela, que já trabalhou com a coleta de materiais recicláveis, destaca que a nova atividade também promoverá ganho na saúde e qualidade de vida, além de promoverem uma melhora na expectativa para o futuro de quem atua no local. Este é o caso de Zila Duarte, que também trabalhou na coleta de objetos recicláveis. "É uma benção", define. Para a cooperada, a oportunidade promoverá um aumento na renda familiar, além de proporcionar uma atividade com melhores condições em relação ao trabalho anterior. Cada um dos 12 cooperados receberá uma bolsa de R$ 400,00, custeada pelo Sanep, além de 50% do total produzido na Usina.

"A iniciativa tira o produto degradado do ambiente e transforma em produto nobre", destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destacando também a contribuição com o meio ambiente, com a inclusão social e a redução das despesas públicas. Além disso, Garcia lembra que o projeto irá contribuir com a redução de custos dos cofres municipais e com a educação ambiental das crianças nas escolas que contarão com os pontos de coleta do material, demonstrando a importância do correto descarte de óleo. Além dos benefícios já citados, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) salientou a importância da saúde financeira da autarquia, que permitiu o desenvolvimento do projeto. Parte dos recursos, segunda ela, conquistados a partir dos valores da taxa de lixo, que estabeleceu uma fonte de renda própria para o Sanep.

Participação popular

Para que o projeto funcione, é necessária a participação popular. No entanto, Plá lembra que é preciso efetuar o descarte correto do material nos pontos de coleta. A atitude, além de contribuir com o meio ambiente promove a geração de renda para famílias em vulnerabilidade social."Cada um quilo de óleo, pode ser transformado em até dois quilos de sabão, seis quilos de detergente e quatro quilos de pasta", afirma o coordenador.

Como descartar?

Após a utilização, o óleo frio deve ser despejado em um recipiente, como uma garrafa pet, e fechado com tampa. Em seguida, o material deve ser depositado por meio do filtro presentes nas bombonas localizadas nos pontos de coleta. Após o descarte, é importante que o mesmo recipiente seja utilizado também em outras vezes.

Pontos de coleta

Ecopontos:
Ecoponto Centro _ avenida Juscelino Kubitschek, 3.195. De segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h;
Ecoponto Fragata _ rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h;
Ecoponto Laranjal _ rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
Ecoponto Balsa - Rua Paulo Guilayn, 201. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e no sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Cooperativas:
Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra) - Rua Carlos Andrade, 260 _ Fragata;
Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC) - Rua Dr. Amarante, 1394/1404;
Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL) _ Rua Ulisses Guimarães, 788 _ Loteamento Dunas, 1394/1404;
Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO) - Av. Pinheiro Machado, 2112 _ Fragata;
União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) - Av. Imperador Pedro I, 1776 _ Fragata;
Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERCICLAÇO) _ BR-392, no Distrito Industrial.

Mercado Central: próximo ao portão de entrada pela rua Tiradentes.
Prédio do Sanep: Avenida Duque de Caxias, n° 71.

 

 

 

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A sociobiodiversidade em debate Anterior

A sociobiodiversidade em debate

Transporte coletivo fica mais caro a partir de domingo Próximo

Transporte coletivo fica mais caro a partir de domingo

Deixe seu comentário