Saúde
Para dar atenção especial ao paciente
Semana do Diabético tem ações de prevenção e conscientização quanto à doença em Pelotas
Jô Folha -
Uma doença silenciosa que causa danos profundos à saúde. E a campanha do Dia Mundial do Diabetes busca conscientizar a população da necessidade de cuidados e prevenção. Para isso, ao longo dessa semana profissionais vinculados às áreas da Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Serviço Social e Educação Física se aproximaram para conscientizar a população pelotense dos riscos que traz o diabetes.
Com a proposta de atingir o maior número possível de pessoas, a frente esteve na tarde de terça-feira na 45ª Feira do Livro de Pelotas, na praça Coronel Pedro Osório. Coordenadora da ação, a enfermeira e assessora administrativa da Faculdade de Medicina da UFPel, Maria de Lurdes Brasil, comenta que a doença causa danos fortes, como a perda de visão, a necessidade de hemodiálise e por vezes até amputação de membros.
O médico endocrinologista Eduardo Machado, que também faz parte do grupo, lembra que a prevenção é a melhor forma de evitar o diabetes, uma vez que o tipo dois, o mais comum - atinge até 90% dos casos -, é por muitas vezes assintomático, levando até dez anos para se manifestar. Embora a doença normalmente apareça em pessoas com mais de 40 anos, a incidência em jovens e até em crianças é cada vez maior, devido ao crescente número do consumo de fast foods e comidas com grande quantidade de açúcar.
O excesso de peso e o sedentarismo ainda são os maiores causadores do diabetes. Para isso, o médico lembra que exercícios e boa alimentação são fundamentais. Colesterol e pressão arterial altos também devem ser controlados para evitá-la.
A ação de terça-feira foi justamente visando essa conscientização. Além da medição de glicemia, bancas ofereceram fôlderes informativos e orientações para o cuidado da saúde, tanto da pessoa com a doença quanto para a saúde em geral do diabético, além de formas de prevenção. A enfermeira Maria de Lurdes lembra que o diabetes é a maior causa de amputação não traumática no país, e o cuidado com os pés é também fundamental no trato da doença.
Função social
A profissional de serviço social Maristela Irazoqui comenta que é preciso manter-se alerta à doença. "A informação sempre é muito importante", define. Os pacientes com riscos identificados nas abordagens da campanha serão encaminhados direto ao ambulatório, após um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Normalmente eles entram para a rede de cuidados e prevenção, seguindo todos os critérios da mesma. Ela salienta também a importância do cuidado e da inclusão, já que o diabetes é uma doença controlável. "Precisamos sempre dar um olhar especial ao paciente", conclui.
Alimentação
Também presentes na Feira do Livro, os nutricionistas Natália Correa e Orlando Farias lembram que a alimentação é essencial no combate ao diabetes. As orientações incluem os tradicionais cuidados como prática de exercícios e consumo de frutas e verduras, mas também a necessidade de evitar alimentos ultraprocessados, com quantidades excessivas de açúcar.
Consumir ao menos dois litros de água por dia também é essencial, assim como evitar o excesso de álcool. Orlando alerta também para a necessidade de conferir o rótulo dos alimentos, uma vez que há produtos com "açúcares mascarados", que aparecem com nomes diferentes, como glicose, glucose, dextrose e outros.
O Centro de Diabéticos fica no Centro de Pesquisa e Saúde Dr. Amilcar Gigante, na rua Marechal Deodoro, 1.160. O horário de funcionamento é das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.
Próximas ações
Quinta-feira, às 12h30min - Roda educativa com a enfermeira pediatra Jaciara Santos e a Liga Acadêmica de Medicina, com alunos interessados na parte da endocrinologia - no Ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel
Sexta-feira, 14h - Oficina e Nutrição Light e Diet, com orientação ao tipo de alimentação necessário - no Centro de Pesquisa e Saúde Dr. Amilcar Gigante
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário