Empreendedorismo

Para gerar novos empreendimentos

Ciemsul está com edital aberto para acolher até oito novas empresas incubadas

Jô Folha -

O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), ligado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), está com vagas abertas para receber inscrições de novas empresas interessadas em serem incubadas. O período de inscrições, aberto inicialmente até o dia 13 de abril, deverá ser estendido por mais 15 dias.

Inicialmente, empresas podiam procurar o Ciemsul durante o ano inteiro, mas a partir de 2018, serão dois editais abertos por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo. A seleção em andamento disponibilizará vagas para oito novas incubadas, três internas e cinco externas.

O gestor do Ciemsul, Leandro Félix, conta que a incubação externa é um novo formato sendo lançado. Na novidade, as empresas ficarão sediadas em outros espaços - atualmente, todas incubadas e a incubadora ficam no Campus I da UCPel - mas seguirão contando com todos os auxílios oferecidos.

Félix explica que qualquer cidadão com desejo de abrir uma empresa pode procurar a Ciemsul para botar sua ideia em prática. Ele conta que perfil de quem procura é normalmente jovens recém saídos da universidade, desejando criar uma start up com as ideias aprendidas.

Como funciona?
O edital disponibilizado no site ciemsul.edu.br deverá ser preenchido pelos interessados. O próximo passo é levar ao Campus I da UCPel carteira de identidade e comprovante de residência para então poder concorrer à vaga.

Quando a empresa é selecionada, a incubadora dá suporte e assisência para promover as ideias e colocá-las no mercado. "Hoje, o mundo é das start ups", defende Félix. Para a ideia sair do papel, a Ciemsul dá suporte por 24 meses. Os seis primeiros são o período de pré-incubação, onde o projeto começa a ser colocado em prática.

Depois, a empresa passa a ser chamada de incubada, vira pessoa jurídica e é constituída. Além disso, a Ciemsul capacita o empreendedor em diversas áreas de conhecimento necessárias para uma firma recém formada. Após este período, ela passa a ser chamada de empresa graduada, mas a ligação não é desfeita. Estas start ups servem como auxiliares e inspiração para as novas a entrarem na incubadora, servindo como apadrinhadores e cases de sucesso.

Próximos passos
Em maio, a Ciemsul irá mudar para o Parque Tecnológico de Pelotas. As três novas empresas incubadas atuarão neste espaço de co-working, em uma sala de 42m² e capacitada para 30 pessoas. No novo endereço, as empresas seguirão recebendo apoio administrativo e secretariado, além de contar com seguro, limpeza e internet. Todo o incubado da Ciemsul também possui descontos de 20% em cursos de graduação e 50% em pós graduação na UCPel.

Aproveitando para crescer
Atualmente, a Ciemsul conta com quatro empresas incubadas e outra em stand by. O CEO da Propagar Mídias Digitais, João Júnior, conta que sua empresa está há cerca de um ano e meio recebendo apoio e estrutura, além da mentoria e consultoria da incubadora.

Sua empresa de marketing digital iniciou com pequenas empresas, chegando a ter 40 clientes. Agora, busca vôos maiores, mas para não deixar um nicho de mercado de lado, vão lançar um curso e aplicativo com estratégias para o público chegar aos objetivos traçados.

Iniciando sua incubação, está a Angle. A start up está há 4 meses na Ciemsul e tem como objetivo desenvolver uma rede social para divulgação de eventos. "O aplicativo está nascendo", conta o co-fundador Yuri Machado, enquanto conta que nesta semana a empresa entregou a primeira parte do seu projeto.

As outras empresas incubadas atualmente são a Go!, conhecida como a Uber do ônibus, que segundo o CEO Gerard Ferreira está em processo final de testes, chegando próxima à execução, e também a Fácil Consulta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Abertas as inscrições ao Pré-Enem nos Bairros

Sem espaço, o jeito é improvisar Próximo

Sem espaço, o jeito é improvisar

Deixe seu comentário