Saúde animal

Para zelar pelos amigos de quatro patas

Semana de Proteção Animal terá programação extensa e diversificada até o domingo

Pela segunda vez na história da cidade, Pelotas está vivendo a Semana de Proteção Animal. Os dias serão marcados por uma série de atividades, como palestras, exposição e blitze educativas. Além disso, a Semana irá tratar de temas como posse responsável, combate ao abandono e adoção. As ações se iniciaram na última segunda-feira e seguem até domingo.

O presidente do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), Henrique Fetter, classifica a iniciativa como extremamente importante, principalmente pelos assuntos que são tratados na ocasião. "E estamos com bastante sucesso e parceiros nesta edição", completa. A principal temática que norteia a Semana é a posse responsável, que segundo Fetter ainda é um assunto não compreendido por muitos.

De acordo com ele, entender o que é a posse responsável é o primeiro passo para quem deseja adotar um animal de estimação. Trata-se de ter responsabilidades mínimas com o novo amigo, como por exemplo manter em dia vacinas e medicações. "Não é simplesmente pegar o animal e jogar no fundo de um pátio", afirma. Outro ponto destacado é o incentivo à adoção, e entender que se os animais estão na rua é porque foram abandonados.

Até o momento, a Semana de Proteção Animal já levou para a comunidade apresentação de fantoches e teatro nas escolas, e uma ação itinerante fiscalizando maus-tratos. Nesta quinta-feira (5), a partir das 14h, haverá uma blitz educativa na rótula da Baronesa. Ainda estão na programação palestras para protetores e para alunos do curso de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e uma cãominhada e um desfile marcarão o encerramento. A comunidade também pode conferir a exposição fotográfica Adotar é legal - Todo cão merece um lar, no Mercado Central.

A boa notícia que chegou junto com a Semana foi sobre o comprometimento do Poder Público em seguir com as castrações para 2020. O contrato com a Organização Não Governamental (ONG) SOS Animais para realizar o procedimento em cães e gatos foi renovado. Atualmente, 200 castrações são realizadas mensalmente; para o ano que vem dependerá da captação de recursos.

O pedido que fica, não só para esta semana, mas para todo o ano, é que a comunidade se sinta convidada para visitar o canil municipal e adotar algum bichinho. Os interessados podem agendar uma visita através do (53) 3271-0006, de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Nos sábados das 10h às 16h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conselheiro tutelar Emerson Nunes pode ser afastado do cargo Anterior

Conselheiro tutelar Emerson Nunes pode ser afastado do cargo

A arte pela solidariedade Próximo

A arte pela solidariedade

Deixe seu comentário