Diversidade

Parada da Diversidade retorna neste domingo

Após dois anos de interrupção, evento de rua contará com mais de 20 atrações musicais e artísticas

Foto: Igor Sobral/Ascom - DP - Evento retorna após dois anos sem realização presencial

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

“Floresça”, esse é o tema da 21ª Parada da Diversidade de Pelotas, que será realizada neste domingo (27), das 14h às 22h, na avenida Bento Gonçalves, em frente ao parque Dom Antônio Zattera. Após dois anos sem a realização do evento de forma presencial, o tema faz alusão ao retorno à rua, à primavera e semeação da luta de reivindicações ligadas à causa LGTBQIA+, unindo movimento social com diversão.

Ao todo serão 20 shows, entre performances e apresentações, além de quatro DJs, sendo uma a cada dez minutos. Haverá também caminhada pela avenida com trio elétrico. Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT de Pelotas e um dos organizadores do evento, Marcos Potenza, a expectativa para a realização da Parada é alta, por se tratar do retorno presencial da celebração. “O tema traz a ideia de renascer depois deste período de pandemia, estamos querendo expurgar isso tudo, trazer de novo essa alegria que a gente está precisando.”

Conforme a organização, a ideia é realizar um evento composto com a maior diversidade possível. ”Queremos contemplar nas apresentações, selecionadas por edital que previa seleção por raça, gênero e orientação sexual, para ter espaço para todos”, diz Potenza. Ele ressalta, ainda, que o evento busca reunir grande participação popular, acolhendo a todos e não apenas ao público LGBTQIA+.


Representatividade
O presidente do Conselho lembra que, além de ser dedicada à celebração e diversão, a Parada também é um momento importante para quebrar paradigmas e externar lutas de combate ao preconceito e em busca de inclusão. “A expectativa das mulheres trans no Brasil é de 36 anos de idade. A gente não pode mais tolerar isso”, exemplifica Potenza.

Participando da Parada pela segunda vez, a artista Pvzera diz que o evento é um um ato de reflexão, união e celebração em massa junto à sociedade civil. “Esperamos o público para prestigiar os diversos artistas talentosos que farão apresentações no palco e também em um trio elétrico que fará um percurso pela avenida neste domingo”, convida.

A Secretaria de Saúde (SMS) irá montar uma banca no Altar da Pátria onde haverá distribuição de material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e de preservativos.

A Parada da Diversidade tem entre as entidades organizadoras o Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT de Pelotas, ONGs Vale a Vida e Gesto Osc, Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel (Nugen), Núcleo de Gênero e Diversidade do IFSul (Nuged), com o apoio da Prefeitura.

Inclusão
Para garantir boa experiência para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o evento contará com intérpretes de Libras no palco das 15h30min às 17h30min, horário em que se concentram as falas da organização da Parada, dos movimentos sociais e de autoridades. Para esse público haverá espaço reservado com cadeiras entre as grades de contenção e o palco para melhor visualização do intérprete.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Descontos especiais levam centenas às lojas Anterior

Descontos especiais levam centenas às lojas

Escolhas que podem fazer a diferença para alunos em 2023 Próximo

Escolhas que podem fazer a diferença para alunos em 2023

Deixe seu comentário