Desenvolvimento

Parque Tecnológico passa a atuar como Instituto

Será permitido que o Parque entre em editais de fomento público para captar recursos diretamente de empresas

Foto: Divulgação - Criado em 2017, PPT agora é Instituto

O Pelotas Parque Tecnológico (PPT) modificou o seu estatuto e passou a atuar como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). A decisão que passa a ser aplicada foi formalizada em assembleia no dia 27 de junho com a orientação do diretor jurídico do PPT, Guilherme Moncks. A mudança permitirá concorrer em novos editais de captação de recurso e desenvolver atividades de pesquisa, inovação científica e tecnológica.

O vice-presidente do Conselho de Administração do PPT, Vinicius Campos, explica que isso irá estimular o desenvolvimento do Parque, visto que até então as atividades de pesquisa e ensino só poderiam acontecer dentro dos parceiros envolvidos nos projetos, que eram considerados ICTs. Agora, será possível realizá-las na própria estrutura do PPT. "A maioria dos parques tecnológicos nasce naturalmente nas universidades, portanto já são ICTs, o que não foi o nosso caso. Contudo, o Parque já atingiu maturidade, é uma instituição bem consolidada e está preparada para essa nova fase", destaca.

Os ICTs são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas que realizam e incentivam pesquisas científica e tecnológica para a criação de soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora. Com a alteração, será permitido que o Parque Tecnológico participe, por exemplo, em editais de fomento público para captar recursos diretamente de empresas para desenvolver projetos específicos. Será possível ainda atuar dentro das Leis de Informática e Lei do Bem, que caracteriza um conjunto de incentivos fiscais para incentivar a inovação tecnológica às pessoas jurídicas.

Além de se tornar um ICT, o Pelotas Parque Tecnológico também adicionou uma nova modalidade para a realização das suas assembleias. Agora, está autorizado o formato híbrido, com assembleias online e presenciais, facilitando a participação de todos os envolvidos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Decisão sobre futuro da UTE Rio Grande é adiada Anterior

Decisão sobre futuro da UTE Rio Grande é adiada

Esquecidos: casal de idosos completa duas semanas sem luz Próximo

Esquecidos: casal de idosos completa duas semanas sem luz

Deixe seu comentário