Em alta
Patrimônios de Pelotas na Expotchê
Tholl e União Gaúcha João Simões Lopes Neto estão confirmados na 27ª edição da feira
Divulgação -
Patrimônios vivos da cultura do Rio Grande do Sul, o Grupo Tholl e a União Gaúcha João Simões de Lopes Neto, de Pelotas, foram confirmados como duas das principais atrações da 27ª edição da Expotchê, que ocorre entre 7 a 16 de junho de 2019, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sara Kubitscheck, em Brasília. O anúncio foi feito pelos realizadores da feira, Leda Simone Alves e Rômulo Mendonça, em visita de cortesia ao secretário Especial da Cultura, Henrique Pires.
A União Gaúcha João Simões Lopes Neto é uma das entidades mais tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul e a mais antiga em atividade. Em 20 de setembro, completará 120 anos de história. A instituição antecedeu o movimento que originou os primeiros Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). "Há anos sonhávamos em levar o nosso trabalho de danças gaúchas para uma feira tão consolidada, que ressalta a cultura gaúcha", comemora o dançarino Romualdo Júnior.
Na Expotchê, a União Gaúcha João Simões Lopes Neto fará apresentações diárias, além de organizar uma exposição com indumentárias típicas do gaúcho que fogem do tradicional e vão além da bombacha. Em Pelotas, o grupo administra o Museu Crioulo, cujo acervo conta com objetos utilitários como um pente usado para enfeitar o cabelo de Anita Garibaldi e a primeira caneta que o escritor João Simões Lopes Neto usou como presidente da instituição. "Ele tinha grande preocupação em preservar a cultura gaúcha e hoje suas obras estão vivas no acervo bibliográfico da nossa entidade", destaca Romualdo.
Sonhos
Criado em 1987, o grupo Tholl também fará uma homenagem ao escritor João Simões Lopes Neto nas performances da Expotchê. "Este é o sexto ano consecutivo que participamos da feira, que cultua as nossas tradições e potencialidades", ressalta o diretor João Bachilli. Em Brasília, o Tholl fará apresentações diárias e visitas a hospitais.
O Tholl destaca-se por aliar a estética dos novos circos (figurinos, visagismo, luz) com arte circense tradicional. Os espetáculos são deleite de imagens criadas pelos corpos que se unem em cena. Atualmente, quatro espetáculos fazem parte do repertório: Tholl, imagem e som, Exotique, Cirquin e Par ou ímpar. Ao todo, o Tholl traz na trajetória mais de 1.050 apresentações, com público estimado em mais de 1,7 milhão de espectadores.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário