Crise

Paula alerta para a redução de repasses

Prefeita enviou cartas a deputados e senadores gaúchos em que cita a redução drástica de repasses federais para instituições

Infocenter -

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) enviou cartas a deputados e senadores gaúchos em que cita a redução drástica de repasses federais para instituições. A chefe do Executivo esclarece que os cortes afetarão também outras regiões do Estado, mas elenca dois aspectos da Região Sul: a depressão econômica das últimas décadas e o número expressivo de instituições federais, que ajudam a fazer girar a roda da economia de Pelotas e dezenas de municípios vizinhos.

A prefeita cita os exemplos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que teme não conseguir manter seus compromissos em dia; a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que restringiu o número de atendimentos nas rodovias por falta de efetivo e verbas de custeio; o IFSul, que vive a maior crise de recursos de sua história; e a Embrapa, cujo centro Clima Temperado indica ausência de investimentos para pesquisa.

Paula considera o envio das correspondências uma “missão de grande interesse coletivo”, uma vez que supõe negociação e ação da área política.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), em parceria com o Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e participação da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), irá produzir documento atualizado com os cortes nos repasses federais à região e a projeção de seus impactos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escolas municipais irão às urnas em 2017 Anterior

Escolas municipais irão às urnas em 2017

Greve começa com apoio estudantil em Pelotas Próximo

Greve começa com apoio estudantil em Pelotas

Deixe seu comentário