Crise
Paula alerta para a redução de repasses
Prefeita enviou cartas a deputados e senadores gaúchos em que cita a redução drástica de repasses federais para instituições
Infocenter -
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) enviou cartas a deputados e senadores gaúchos em que cita a redução drástica de repasses federais para instituições. A chefe do Executivo esclarece que os cortes afetarão também outras regiões do Estado, mas elenca dois aspectos da Região Sul: a depressão econômica das últimas décadas e o número expressivo de instituições federais, que ajudam a fazer girar a roda da economia de Pelotas e dezenas de municípios vizinhos.
A prefeita cita os exemplos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que teme não conseguir manter seus compromissos em dia; a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que restringiu o número de atendimentos nas rodovias por falta de efetivo e verbas de custeio; o IFSul, que vive a maior crise de recursos de sua história; e a Embrapa, cujo centro Clima Temperado indica ausência de investimentos para pesquisa.
Paula considera o envio das correspondências uma “missão de grande interesse coletivo”, uma vez que supõe negociação e ação da área política.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), em parceria com o Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e participação da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), irá produzir documento atualizado com os cortes nos repasses federais à região e a projeção de seus impactos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário