Controle estendido
Paula decide manter comércio fechado por mais uma semana
Prefeita anunciou que regras rígidas permanecem em vigor até a próxima quinta, quando serão adotadas medidas de flexibilização
Carlos Queiroz -
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou na manhã desta quinta (16) que a restrição à abertura do comércio em Pelotas será mantida por mais uma semana. A decisão foi tomada um dia depois do governo do Estado permitir à maioria dos municípios que estabeleçam regras próprias para o funcionamento das empresas.
Em entrevista coletiva, Paula afirmou que o impedimento à abertura de comércio e serviços não essenciais se estenderá até quinta (23). A partir daí, novo decreto será publicado afrouxando as normas atuais. A intenção é promover a retomada de algumas atividades mediante diretrizes que deverão ser cumpridas. No entanto, a prefeita não especificou quais setores terão a permissão de funcionamento. "Vamos fazer o isolamento controlado a partir do dia 23, mas permanentemente monitorando as atividades na cidade e a progressão do vírus", informou.
Nesta sexta (17), Paula terá reunião com o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, coordenador de estudo epidemiológico sobre o Covid-19, para iniciar a formatação de quais atividades oferecem menor risco de disseminação da doença. Também serão ouvidos técnicos da área da saúde e representantes dos setores empresariais.
A prefeita justificou a retomada parcial das atividades na próxima semana como estratégia para evitar "estresse social". O entendimento é de que, mantido o controle rigoroso e fechamento do comércio por muito tempo, poderia haver relaxamento nos cuidados da população. "O fato de desestressar um pouco pode produzir mais engajamento. Estes empresários que abrirem as portas, tenho certeza, vão colaborar."
Entre as regras a serem estabelecidas para lojistas e prestadores de serviço estão a redução do horário de atendimento, revezamento de equipes de trabalho, uso de equipamentos de proteção e permissão de público reduzido nos locais. Paula indicou que, caso a tentativa de abrandamento do decreto municipal não tenha sucesso, com eventual descumprimento de regras ou avanço acelerado dos casos do novo coronavírus, o município pode retomar o fechamento total do comércio. "Ninguém quer isso", ponderou.
Curva controlada
Com 13 casos confirmados de Covid-19 na cidade até o momento, a prefeitura entende estar mantendo a doença em nível controlado em Pelotas, sem sobrecarregar a estrutura atual de saúde. Até o momento existem 11 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria disponíveis. A projeção da Secretaria Municipal de Saúde é de ampliar estes números até o final da semana que vem, chegando a 22 UTIs e 30 vagas em enfermarias. Com a finalização dos hospital de campanha e instalação de novos equipamentos nos hospitais, em até 30 dias a expectativa é contar com 57 leitos de UTI (51 públicos e seis privados) e 260 de enfermaria,
"Precisamos fazer crescer nossa capacidade de atendimento e ao mesmo tempo começar a permitir que o número de casos cresça um pouquinho para que a gente possa atender à medida em que aparecem, controlando a pandemia sem estressar a sociedade", explicou Paula, referindo-se à abertura gradual do comércio diante dos novos equipamentos a serem disponibilizados.
Aulas seguem suspensas
A prefeita informou ainda que nesta sexta (17) também passará a valer a prorrogação da suspensão das aulas na rede municipal. Em princípio, os alunos deverão permanecer em casa até o dia 15 de maio.
-150430
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário