Reconhecimento

Pedro Hallal recebe prêmio internacional pela pesquisa Epicovid

Premiação foi entregue ao epidemiologista pela Associação Americana de Saúde Pública

Foto: Aline Lamas - Epidemiologista recebeu o prêmio pela pesquisa Epicovid em Atlanta, nos Estados Unidos

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Na tarde desta segunda-feira (13), o epidemiologista Pedro Hallal recebeu um prêmio pela pesquisa Epicovid no Congresso de Saúde Pública. O evento ocorreu em Atlanta, nos Estados Unidos, e a premiação foi entregue pela Associação Americana de Saúde Pública. Nesta edição do congresso, Hallal foi o único brasileiro a receber o reconhecimento.

O trabalho realizado pelo pesquisador e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já havia sido reconhecido regionalmente com a Medalha do Mérito Farroupilha e o Prêmio Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Além disso, também foi premiado nacionalmente com homenagem na Câmara dos Deputados.

De acordo com o epidemiologista que coordena a pesquisa, o reconhecimento internacional é de extrema importância. "Eu acho que na verdade ele premia, ressalta o belíssimo trabalho que a UFPel fez no momento que a população mais precisava, que foi durante a pandemia de Covid-19", diz. Segundo Hallal, as premiações se tornam ainda mais relevantes após o término da pandemia, pela valorização do trabalho feito pelos profissionais. "A UFPel, que tinha já um histórico muito forte na epidemiologia veio fazer uma pesquisa que acaba sendo premiada em todos esses níveis, ainda mais agora que acabou a pandemia.[...] As pessoas valorizam a excelente ciência que foi produzida pela UFPel durante aquele período".

Ao receber o prêmio, Hallal discursou e falou sobre o alto número de mortes pela doença no Brasil. "Venho de um País que teve uma mortalidade cumulativa de Covid-19 quatro vezes maior que a média mundial. Tragicamente, um País que tinha todos os recursos para responder bem à pandemia, dado o seu sistema de saúde pública de renome mundial", lamentou.

Epicovid

A pesquisa Evolução da Prevalência da Covid-19 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi a primeira a investigar o número de pessoas infectadas pelo coronavírus no País. O objetivo principal é medir a prevalência da doença e avaliar a velocidade de expansão da Covid-19 no território nacional. O estudo também busca estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid e analisar o aumento de casos na população brasileira.

O maior estudo brasileiro sobre o tema foi conduzido por pesquisadores da UFPel e coordenado pelo epidemiologista Pedro Hallal. Os dados começaram a ser levantados no Rio Grande do Sul e, em maio de 2020, a pesquisa foi ampliada e ganhou dimensão nacional, com apoio do Ministério da Saúde e depois da iniciativa Todos pela Saúde, por meio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Restante dos salários dos servidores é pago nesta segunda Anterior

Restante dos salários dos servidores é pago nesta segunda

Campanha Doa Pelotas é aberta oficialmente no HemoPel Próximo

Campanha Doa Pelotas é aberta oficialmente no HemoPel

Deixe seu comentário