Pandemia

Pelotas anuncia medidas de prevenção

Aulas estão suspensas por 30 dias e uma comissão deve avaliar diariamente a situação da cidade

Jô Folha -

Algumas medidas de prevenção ao coronavírus foram apresentadas pela prefeitura de Pelotas na tarde desta terça-feira (17). Além da suspensão de aulas e eventos com aglomeração de pessoas, também foram lançadas orientações à iniciativa privada para aprimorar a higienização para evitar a propagação do vírus.

As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por um mês a partir desta sexta-feira, dia 20. Semanalmente a situação será reavaliada pelo Comitê Municipal de Crise, montado para avaliar medidas administrativas do poder público. Anunciado somente na tarde desta terça, quando a maioria dos municípios da região já definiram seus planos de contingência, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) garantiu que ações e avaliações já vinham sendo feitas desde o início do mês.

"É grave e preocupante. É importante que cada cidadão compreenda seu papel nesta grande batalha. Sair menos de casa e na medida do possível também trabalhar de casa", orientou a prefeita. Entre todas as medidas anunciadas, uma é a contratação de 80 profissionais da saúde aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura. Destes, 12 são médicos.

Exames a domicílio
Uma equipe volante criada pela Vigilância em Saúde também já está atuando no município. Casos suspeitos podem permanecer em casa que uma equipe irá até o local coletar exames. Em caso de suspeita, o primeiro contato pode ser feito com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Ao todo são três equipes volantes que atuam pela manhã e pela tarde na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A secretária Roberta Paganini ressaltou que laboratórios privados que estão realizando exames precisam da contraprova do Laboratório Central do Estado (Lacen), para onde são enviados os exames feitos pelo município. Este segundo exame é necessário para confirmar ou descartar cada caso suspeito.

Planejando os próximos passos
Questionada na coletiva de imprensa se pretende apresentar medidas para diminuir prejuízos no comércio como a possibilidade de isenção de algum imposto, a prefeita respondeu que ainda é precipitado qualquer tipo de medida e citou o déficit de recursos, o que também deve ser afetado pela situação da estiagem. Integrantes do governo também não escondem o temor de impactos na economia como desemprego e fechamento de empresas. Reuniões com setores do transporte coletivo e entidades empresariais devem ser chamados nos próximos dias para debater alternativas.

No transporte coletivo urbano, também recomendou a prefeita, também haverá uma conversa para que as empresas disponibilizem álcool gel para os funcionários e usuários, além de limpezas constantes. "Só usar em caso de necessidade e passar álcool gel antes de entrar e depois de sair. E que as pessoas também lavem constantemente as mãos com água e sabão", disse. As bicicletas do Bikepel também serão higienizadas com mais frequência, anunciou.

Medidas
- Aulas suspensas por 30 dias a partir de sexta-feira, 20 de março.
- Serviço de convivência de idosos está suspenso.
- Atendimento a crianças na Assistência Social está mantido.
- O Restaurante Popular continuará aberto.
- O transporte coletivo rural e urbano será mantido nos mesmos horários.
- Museu da Baronesa é fechado.
- Eventos da Secretaria da Cultura estão suspensos por 30 dias.

Servidores municipais
- Servidores com 60 anos ou mais ficam dispensados da prestação de serviços presenciais. A decisão é facultativa a partir do dia 23 de março. Por 30 dias. Exceto servidores da saúde, da segurança e do fornecimento de água.
- Servidoras gestantes, portadores de doenças respiratórias e imunodeprimidos deverão realizar suas funções em domicílio a partir do dia 23 de março. Por 30 dias.
- Ficam suspensas as férias para funcionários da saúde, segurança e trânsito.
- Estão suspensas viagens para fora do Estado e do país.
- Servidores em retorno de férias de locais com transmissão deverão ficar em isolamento domiciliar por 14 dias antes de retornar às suas funções.

Recomendações para a comunidade
- Suspensão e cancelamento de eventos com aglomeração de pessoas. Limite indicado pelo município é de 50 pessoas para locais fechados e 100 para espaços abertos.
- Cancelamento de eventos em casas noturnas, festas, bailes, formaturas e assemelhados.
- Limitar visitas e adotar protocolos de higiene aquelas instituições de atendimento a idosos.
- Locais de grande circulação de pessoas como shopping, comércio e supermercados devem reforçar medidas de higiene e disponibilizar álcool gel 70%.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coronavírus: por que você deve agir já! Anterior

Coronavírus: por que você deve agir já!

Hospitais criam estratégias de prevenção e adotam medidas Próximo

Hospitais criam estratégias de prevenção e adotam medidas

Deixe seu comentário