Pandemia
Pelotas chega a 15 casos de Covid-19
Estrutura montada no Colégio Pelotense poderá abrigar até 50 pessoas em situação de rua; Zona Sul tem 29 casos confirmados
A Zona Sul começou a semana com mais três casos de Covid-19. Duas confirmações vieram de Canguçu e são parentes da senhora que havia testado positivo no último sábado. O outro caso é de Pelotas, que agora chega a 15 infectados. O homem de 56 anos está em isolamento domiciliar e não teria viajado recentemente. O diagnóstico foi revelado por laboratório credenciado ao Ministério da Saúde. Em todo o Estado, 20% dos municípios já possuem casos confirmados de novo coronavírus.
Em Pelotas, mais uma ação passa a ser desenvolvida para o enfrentamento e a prevenção da doença: será um espaço montado, especialmente, para o acolhimento de até 50 pessoas em situação de rua. A expectativa é de que a estrutura no Colégio Municipal Pelotense, com acesso pela rua General Argolo, possa entrar em funcionamento até quinta-feira.
Com a medida, a Casa de Passagem e o Centro Pop irão concentrar as atividades no Colégio, onde estes homens e mulheres poderão fazer a higiene, lavar suas roupas e receberão café da manhã. O almoço continuará sendo oferecido, gratuitamente, no Restaurante Popular.
"Vamos montar uma estrutura que possa funcionar 24 horas", explica o secretário de Assistência Social, Marcio Sedrez. E lembra que, se necessário, o número de vagas poderá ser ampliado. A parceria com o Albergue Noturno, para o abrigo a 15 pessoas, não será alterado. A capacidade mínima inicial, portanto, já seria para até 65 moradores de rua.
Levantamento efetuado pela prefeitura identificou cerca de 90 pessoas; contabilizados artistas de rua de países como Uruguai e Argentina. Nos últimos dias, as abordagens foram intensificadas para verificar se alguns desses cidadãos, incluídos moradores de cidades gaúchas, gostariam de retornar aos locais de origem. Dois uruguaios aceitaram. Moradores de Uruguaiana, Alegrete e Bagé também retornaram aos seus municípios, após conversa com integrantes da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.
Saiba mais
- Colégio vira área de acolhida: Cinco salas de aula do Colégio Municipal Pelotense irão virar dormitórios para tirar das ruas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Uma das salas ficará reservada ao acolhimento do público LGBT, para evitar qualquer episódio de violência ou discriminação.
- Centro Pop fica na retaguarda: O prédio localizado na Três de Maio, 1.070, ficará desocupado, como suporte para eventualidade de uma das pessoas em situação de rua apresentar sintomas gripais e precisar ficar em isolamento.
- Segue parceria com o Albergue: O Albergue Noturno, na Padre Felício, 320, continuará abrigando 15 pessoas, em parceria com o Executivo.
- Quem quiser fazer doações: Pessoas interessadas em doar alimentos e materiais de higiene ou de limpeza podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, na rua Marechal Deodoro, 404. Roupas e cobertas também são bem-vindas, em função da proximidade com o período de frio, em que se elevam os riscos de doenças respiratórias. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Entenda melhor
- A Covid-19 em Pelotas: 15 pessoas infectadas (7 curadas, 6 em isolamento domiciliar e 2 hospitalizadas em Porto Alegre)
- Internados em Pelotas: 4 pessoas (1 morador de Pelotas, mas segue como caso suspeito, e 3 de outras cidades da região; sendo dois confirmados e um suspeito)
- O novo coronavírus na Zona Sul: 29 pessoas com diagnóstico confirmado
- Pelotas: 15
- Canguçu: 6
- Rio Grande: 4
- Piratini: 2
- Capão do Leão: 1
- São Lourenço do Sul: 1
Barreiras sanitárias devem voltar na região da Campanha
Em Bagé, a prefeitura deve anunciar esta semana a retomada das barreiras sanitárias nos acessos à cidade. A medida tem objetivo certeiro: manter a prevenção da disseminação do novo coronavírus aos municípios da região. E a primeira fase apresentou resultados efetivos.
"As barreiras surtiram efeito para dentro e para fora, tanto que não contaminamos a região e conseguimos manter a nossa estabilidade", destacou o prefeito Divaldo Lara (PTB). E ainda que não exista data definida para retomada, o chefe do Executivo lembra que o controle de fluxo das entradas e saídas de veículos integra um conjunto de ações que ajudaram a reverter o panorama inicial, bastante grave em Bagé.
Covid-19 está em 98 municípios gaúchos
Os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde confirmam: 889 pessoas estão infectadas pela Covid-19 no Rio Grande do Sul; 388 só em Porto Alegre. O número de mortes chega a 27. Na noite de domingo foi confirmado o óbito de um idoso de 71 anos, que já possuía doenças crônicas. A vítima estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, desde o dia 30 de março, em ventilação mecânica.
Mais 113 mortos, em 24 horas
O número de pessoas infectadas não para de disparar no pais: já são 40.581. E o pior, as mortes também saltam de um dia para outro. Em 24 horas, mais 113 óbitos foram registrados. Agora são 2.575 mortes confirmadas no Brasil. Só no estado de São Paulo, em 20 dias, o total de óbitos cresceu mais de seis vezes. Dados da Secretaria de Saúde confirmam: em 1º de abril, o estado tinha 164 mortes provocadas pela doença. Ontem já eram 1.037; o quadro mais trágico do país.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário