Turismo macabro

Pelotas Mal Assombrada: tour mostra o lado sombrio do Município

Evento tem tido grande procura por quem deseja conhecer histórias macabras que ocorreram em diversos locais da cidade

Foto: Divulgação - Primeira edição do Pelotas Mal Assombrada atraiu cerca de 300 pessoas

Rica em história, nem todos os eventos que marcaram a linha do tempo de Pelotas foram positivos. Nesse sentido, um tour por prédios antigos e locais públicos tem o propósito de divulgar um lado pouco conhecido da cidade marcado por acontecimentos macabros e curiosidades sombrias. Apesar de novo, o evento tem levado dezenas de pessoas a percorrer o roteiro do Pelotas Mal Assombrada. Na primeira edição, foram cerca de 300 participantes.

Assassinatos brutais, lendas urbanas e assombrações são algumas das histórias que o tour conta a partir dos locais que foram os centros das ocorrências. Com sete paradas, a caminhada começa na Praça José Bonifácio e segue até a Cipriano Barcelos, conhecida popularmente como Praça dos Enforcados. De acordo com o organizador, Nikolas Corrêa, entre esses pontos a exploração aborda crimes do século 19 e o antigo cemitério da cidade, assim como contempla obras do poeta mais gótico do Município, o Lobo da Costa. "Sempre ressaltando como esses acontecimentos influenciaram e ainda influenciam no comportamento do cidadão pelotense".

Corrêa relata ainda que há dois pontos que chamam mais a atenção do público. O primeiro é o assassinato brutal de João dos Reis, em 1897. "Ele morava na Voluntários da Pátria. A casa foi invadida e ele sofreu diversos golpes de faca, nunca se encontrou o assassino, suspeita-se que o crime ocorreu por a vítima ser homossexual". Já o segundo caso é o do "Homem do Chapéu Cinza", uma figura quase metafísica que rondava a antiga Vila Fonseca, lote de casas para pessoas de baixa renda, na Rua Floriano Peixoto, depois do Arroio Santa Bárbara. "Esse ser forçava as portas dos moradores da vila. Nunca foi identificado, sumiu tão rápido quanto apareceu".

O roteiro tem duração de aproximadamente duas horas e meia de passeio, dependendo da interação dos participantes. O organizador destaca que até o momento todas as caminhadas tiveram os ingressos esgotados. "Bastante gente tentando comprar no dia, mas está bem interessante ver o engajamento do pessoal". Na primeira edição, gratuita, cerca de 300 pessoas participaram, por isso, agora o tour tem limitação de 30 vagas para possibilitar mais atenção ao público presente. "Mas foi depois desse primeiro tour que percebemos o quanto as pessoas querem ouvir, participar e conhecer mais essas histórias da cidade".

Inspiração em evento da Capital
O organizador conta que o tour no Município é uma extensão do projeto Porto Alegre Mal Assombrada, evento de Porto Alegre que ocorre desde 2019. Além disso, outro fator que fez a iniciativa surgir é que Corrêa estuda a história de Pelotas há dez anos. "Então pensamos juntos em como algumas histórias podem se conectar de alguma forma, sejam de crimes históricos à "maldições", diz sobre a sua companheira e também idealizadora do tour, Lizandra Pinheiro.

Nikolas Corrêa ressalta que o tour é um convite para conhecer mais Pelotas e um convite para explorar as sombras que normalmente as pessoas evitam enxergar. "Talvez essa experiência possibilite esse exercício de auto reconhecimento e, a partir disso, ocupar a cidade de formas diferentes".

O Pelotas Mal Assombrado ocorre geralmente aos sábados e o ingresso custa R$ 10. A próxima edição ocorre no dia 25 de novembro, mais informações podem ser encontradas no Instagram: @pelmalassobrada.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Demanda em oficinas mecânicas aumenta 50% durante período de chuva intensa Anterior

Demanda em oficinas mecânicas aumenta 50% durante período de chuva intensa

Entenda as mudanças do novo sistema de Parquímetros Próximo

Entenda as mudanças do novo sistema de Parquímetros

Deixe seu comentário