Covid-19

Pelotas mantém uso de máscaras por mais uma semana

Por se tratar de uma lei municipal, desobrigação do uso da proteção precisa ser aprovada pela Câmara

Jô Folha -

Atualizada às 15h10min

Apesar do decreto estadual desobrigando a utilização de máscaras em locais ao ar livre, Pelotas vai manter, pelo menos até o final da semana que vem, a medida de prevenção contra o vírus da Covid-19. A decisão foi tomada no final da manhã desta quinta-feira (17), após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

Na noite de quarta-feira (16), o Governo do Estado publicou o decreto que desobriga o uso de máscara em ambientes externos no Rio Grande do Sul. Ainda que Pelotas concorde com a decisão, o uso de máscara no município é estabelecido pela Lei Municipal 6.819/2020. Desta forma, a liberação para que adultos e crianças possam circular pelas ruas sem o equipamento de proteção precisa ser aprovada pela Câmara Municipal. Segundo o presidente da Casa, o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PTB), o projeto deve ser votado até o final da próxima semana.

“Como tinham multas associadas [a não utilização da máscara], o nosso jurídico entendeu que deveria ser por lei. Então hoje é uma questão legal, nós não podemos por decreto mudar uma lei. Por isso vamos mandar uma nova lei para a Câmara de Vereadores para que, por decisão do comitê, se flexibilize o uso de máscaras em locais abertos para adultos e crianças”, explicou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Quanto a utilização das máscaras em espaços fechados, o uso continua sendo obrigatório para adultos e crianças acima de cinco anos. Ainda segundo a chefe do Executivo, pessoas que apresentam sintomas gripais devem seguir utilizando a proteção inclusive ao ar livre.

 “Continua sendo obrigatório em locais fechados, para adultos e crianças, e no decreto que vamos editar futuramente - provavelmente a partir do dia 25 -, vamos também exigir que as pessoas sintomáticas usem máscaras em todos os locais, inclusive os abertos. Uma questão muito de consciência pessoal. É muito difícil fiscalizar isso, mas que as pessoas com algum sintoma gripal que tenham consciência, que se preservem e preservem os outros usando máscara em todos os locais”, completou.

Centro Covid encerra as atividades em abril

Durante a reunião do comitê, a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, informou o fechamento do Centro Covid, a partir do dia 18 de abril. A medida faz parte da reestruturação da rede de atendimento de casos de coronavírus, sendo consequência do fim do financiamento do governo federal e também pela diminuição da procura pelos serviços. O espaço, localizado na avenida Bento Gonçalves, vai receber o novo Hospital Regional de Pronto Socorro, projeto que está em fase de licitação. Com o encerramento do Centro, as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Socorro de Pelotas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal atenderão a população juntamente dos hospitais, que irão receber pacientes em áreas de isolamento.

“A gente vai encerrar as atividades do Centro Covid porque estamos vendo uma diminuição na procura pelo local, uma diminuição também no número de casos. Pelotas é uma das últimas cidades no país que ainda tem um hospital de campanha, porque o Centro Covid é um hospital de campanha. Esses pacientes já foram absorvidos pelo sistema hospitalar. E nós precisamos também porque lá será a construção do novo hospital de pronto socorro. Era necessário tomar essa medida e ela foi aprovada pelo comitê”, explicou Paula.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pais mudam escola de filhos com deficiência Anterior

Pais mudam escola de filhos com deficiência

Município registra mais um óbito por Covid-19 Próximo

Município registra mais um óbito por Covid-19

Deixe seu comentário