Celebração

Pelotas Parque Tecnológico completa três anos no dia 16

Programação de aniversário inclui coquetel e lançamento do espaço Linha do Tempo

No dia 16 de setembro, segunda-feira, o Pelotas Parque Tecnológico comemora três anos de atuação focada no desenvolvimento de um ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo na cidade. Para marcar a data e destacar um pouco do que aconteceu ao longo destes 36 meses, o espaço preparou uma programação especial, que inclui coquetel para residentes, convidados, autoridades e profissionais de imprensa.

Na ocasião, haverá a inauguração do Espaço Linha do Tempo e da Galeria Empresas de Sucesso; além da entrega de placa em homenagem à primeira Gestão da Tecnosul (2016/2019) e apresentação do Projeto Arquitetônico do Escritório da Rede de Incubadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O coquetel será temático e oferecido pelo Curso de Gastronomia do Senac. No dia 17, ocorrerá a divulgação do vencedor do projeto para criação do mascote “Candy Valley".

Para o dia 18, está previsto o lançamento do programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Jovem RS. Para Rosani Ribeiro, diretora executiva do Parque, os três últimos anos foram de muito trabalho e crescimento. “As ações de criatividade, empreendedorismo e conectividade com as instituições de ensino e pesquisa têm fortalecido o ambiente de inovação da nossa cidade e região. Parabéns ao parque e todos que compõe esse espaço”.

Relembre o Parque
O Pelotas Parque Tecnológico nasceu de uma vocação natural da cidade para três grandes áreas: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde; e indústria criativa. O empreendimento tem um modelo baseado na colaboração entre governo, representado pela Prefeitura; academia, com a participação de todas as universidades e institutos de pesquisa da cidade; e, ainda, iniciativa privada.

Criado oficialmente em 2016, a estrutura é gerida pelo Parque Científico e Tecnológico (Tecnosul), uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. O Parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, das quais 23 estão instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas e 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Ciemsul, de empresas multissetorial da Universidade Católica de Pelotas (UCPel); e a Senatec, destinada às empresas "júnior". Em acréscimo, existem 23 instituições parceiras.

A infraestrutura apresenta espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório com 230 lugares, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque Tecnológico gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bagé: Obras continuam na Vila Damé

MEC deve começar a liberar recursos bloqueados a partir do final deste mês Próximo

MEC deve começar a liberar recursos bloqueados a partir do final deste mês

Deixe seu comentário