Regulamentação

Pelotas passa a ter um Fundo Municipal do Idoso

Decreto assinado nesta terça-feira permitirá que até 3% do Imposto de Renda seja destinado a políticas públicas da terceira idade

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou nesta terça-feira (16) o decreto que regulamenta o Fundo Municipal do Idoso. A ação vai permitir a arrecadação de recursos para o financiamento de projetos que garantam mais qualidade de vida a idosos de Pelotas.

Paula diz que a criação do Fundo, com a possibilidade de receber doação de parte do Imposto de Renda devido, é uma maneira de estimular as pessoas a manterem seus impostos em Pelotas, pois tem muita gente querendo contribuir e não sabe como. Ela parabenizou os integrantes do Conselho do Idoso, os quais há mais de 20 anos trabalham pela criação do Fundo. "Essa luta e persistência tem ajudado a transformar a vida das pessoas", avalia.

O titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, diz que, durante a Conferência do Idoso, realizada em março, assumiu o compromisso de possibilitar a plataforma digital para o recebimento de doações, como está sendo feito para o Fundo da Criança e do Adolescente. Com o Fundo, até 3% do Imposto de Renda devido poderá ser destinado a políticas públicas para idosos, o que será viabilizado para o próximo ano. Contudo, ainda em 2019 poderá receber doações, com a regularização do CNPJ e da conta bancária, o que está sendo providenciado pela SAS.

A conselheira Sulanita Arruda conta que junto com o Conselho do Idoso foi criado o Fundo, nos anos 1990, mas nunca foi implementado. "A cada troca de presidente do Conselho, a cada novo prefeito, tentamos que isso saísse do papel", diz Sulanita. Após mais de 20 anos de luta e espera, o Fundo passa a existir, de fato. Os recursos poderão ser utilizados em projetos como de grupos de convivência ou para idosos em situação de vulnerabilidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DetranRS abre inscrições para curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito Anterior

DetranRS abre inscrições para curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito

Câmara abrirá CPI para investigar tragédia de Brumadinho Próximo

Câmara abrirá CPI para investigar tragédia de Brumadinho

Deixe seu comentário