Evento

Pelotas realiza a 15ª Conferência de Assistência Social

Evento serve para refletir os serviços que estão sendo oferecidos para a comunidade

Foto: Gustavo Vara - Ascom - CRAS é um dos locais que prestam atendimento de assistência Social

Por Vitória de Góes
[email protected]

Inicia nesta quinta-feira (13) a 15ª Conferência de Assistência Social de Pelotas, evento que tem como objetivo discutir as políticas públicas que têm sido aplicadas pelo Município nos serviços que englobam a área. A conferência ocorre a cada dois anos e nesta edição contará com algumas novidades, como a participação de comunidades indígenas e quilombolas. A programação será realizada no Auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Com o tema "Reconstruindo o Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos", sigla que remete ao Sistema Único de Assistência Social, o evento inicia às 19h15min e a primeira mesa de discussão será composta pelas assistentes sociais, Roberta Mello, do INSS, e Bárbara Domingues, da Secretaria de Assistência Social de São Lourenço do Sul.

O encontro é aberto para a participação de gestores do Município, trabalhadores da área e comunidade em geral. A presidente do Conselho de Assistência Social, Raquel Nebel, destaca que na oportunidade serão escolhidas quatro pessoas, denominadas delegados, que representarão as pautas do Município no encontro Estadual que ocorrerá no mês de outubro. "A gente divide as discussões em cinco eixos: financiamento, porque não tem como discutir política pública sem recursos, controle social, articulação, serviços que existem na rede e o último são os benefícios e transferência de renda", explica.

Para participar do evento é possível se inscrever antecipadamente de forma online, através do link bit.ly/ConferenciaSuas. Para mais informações, a comunidade pode acessar a página do Conselho em facebook.com/cmaspelotas.

Iniciativa
Neste ano o Conselho se uniu em parceria com a Emater/RS-Ascar para atender pautas de todas as esferas da comunidade pelotense. A instituição irá trazer representantes das comunidades indígenas e quilombolas para participar ativamente do evento. Dentro dessa programação, amanhã, a partir das 10h45min, será realizada a mesa de debate "Atores sociais construindo a política de assistência social".

Robson Becker Loeck, sociólogo da Emater e um dos organizadores do evento, ainda reforça a importância da presença de moradores que recebem algum tipo de atendimento dos serviços oferecidos no Município. "A política existe para eles, então é importante que estejam lá para avaliar ou sugerir o que pode ser feito."

Serviços
Roberta Mello explica que, pela gestão do Município ser plena, são oferecidos todos os serviços que o Suas pode ter. Atualmente há seis Centros de Referência em Assistência Social (Cras) em diferentes pontos da cidade e dois Centros de Referência Especializado (Creas). Também há um Centro Pop, que atende a população em situação de rua, e um Centro de Referência da Mulher (Cram). Além disso, há nove unidades de abrigos institucionais e uma casa de passagem.

De acordo com a representante, mais de três mil famílias são atendidas por algum desses programas. "A gente percebe que precisaria ainda de mais serviços para dar conta de atender toda a população que necessita", reflete.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Processo de recuperação judicial da Santa Casa de Rio Grande é retomado Anterior

Processo de recuperação judicial da Santa Casa de Rio Grande é retomado

Secretarias de Educação avaliam PL das escolas em tempo integral Próximo

Secretarias de Educação avaliam PL das escolas em tempo integral

Deixe seu comentário