Exemplo

Pelotas recebe reconhecimento pelo combate à pandemia

Município se destacou no projeto da Organização Pan-Americana de Saúde

Divulgação -

A atuação do município no enfrentamento à pandemia do coronavírus foi reconhecida pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Pelotas foi uma das três cidades brasileiras que participaram do projeto "Identificação dos efeitos indiretos da Covid-19 nos serviços de saúde essenciais para gestantes, neonatos, crianças, adolescentes e pessoa idosa no nível subnacional no Brasil", entre julho de 2020 e fevereiro de 2022, devido ao modelo de cogestão e estrutura da rede de saúde. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, recebeu uma menção honrosa da Opas, em Brasília.

"Foi uma grande honra receber o reconhecimento dessa instituição internacional na área da saúde. É uma emoção e um sentimento de reconhecimento a todo esforço e dedicação que tivemos neste enfrentamento da maior crise sanitária já vivida pelas últimas gerações. Agradeço a Opas, a todos os envolvidos neste projeto, a equipe de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e, principalmente, a prefeita Paula Mascarenhas, que sempre esteve conosco, prestando todo apoio", afirmou Roberta.

O certificado foi entregue durante a última reunião do grupo técnico nacional do projeto. O trabalho em rede feito na cidade durante o período, que reuniu diversos setores e secretarias, bem como a criação das redes temáticas (rede materno infantojuvenil, de doenças crônicas não transmissíveis, de doenças crônicas transmissíveis prioritárias, de equidades, de atenção às urgências, de atenção psicossocial e de pessoas portadoras de deficiências) foram ações que levaram Pelotas a receber o reconhecimento.
Calendário de vacinação

A prefeitura divulgou ontem a programação semanal de vacinação contra a Covid-19, que se inicia na quarta-feira e vai até sábado (5). Nesta segunda e na terça-feira não haverá imunização em nenhum local, devido ao ponto facultativo de Carnaval instituído pelo Decreto 6.543. Os atendimentos retornam normalmente na quarta-feira.

No sábado, a vacinação ocorre em um novo espaço estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), à rua General Neto, 1.707, ao lado do Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron), entre as ruas Professor Araújo e Marcílio Dias. Esse será o novo endereço do ponto fixo de imunização aos sábados, pois a Escola Estadual Coronel Pedro Osório não será mais local de vacinação com o retorno das aulas na rede pública. O novo ponto disponibiliza vacinas de primeira, segunda e terceira dose, além da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 18 anos ou mais, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses.

Agendamento da vacinação infantil

A vacinação das crianças contra a Covid-19 está sendo realizada mediante agendamento prévio no site pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil. O agendamento se dá mediante o número de doses em estoque no município, dependendo do envio de novas remessas de vacina pelo Estado. Essa medida busca evitar aglomerações e que as pessoas se desloquem sem ter a garantia da imunização - de acordo com os protocolos sanitários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Famílias de Petrópolis afetadas pelo temporal receberão benefícios Anterior

Famílias de Petrópolis afetadas pelo temporal receberão benefícios

Serviços essenciais no final de semana prolongado Próximo

Serviços essenciais no final de semana prolongado

Deixe seu comentário