Exemplo
Pelotas recebe reconhecimento pelo combate à pandemia
Município se destacou no projeto da Organização Pan-Americana de Saúde
Divulgação -
A atuação do município no enfrentamento à pandemia do coronavírus foi reconhecida pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Pelotas foi uma das três cidades brasileiras que participaram do projeto "Identificação dos efeitos indiretos da Covid-19 nos serviços de saúde essenciais para gestantes, neonatos, crianças, adolescentes e pessoa idosa no nível subnacional no Brasil", entre julho de 2020 e fevereiro de 2022, devido ao modelo de cogestão e estrutura da rede de saúde. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, recebeu uma menção honrosa da Opas, em Brasília.
"Foi uma grande honra receber o reconhecimento dessa instituição internacional na área da saúde. É uma emoção e um sentimento de reconhecimento a todo esforço e dedicação que tivemos neste enfrentamento da maior crise sanitária já vivida pelas últimas gerações. Agradeço a Opas, a todos os envolvidos neste projeto, a equipe de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e, principalmente, a prefeita Paula Mascarenhas, que sempre esteve conosco, prestando todo apoio", afirmou Roberta.
O certificado foi entregue durante a última reunião do grupo técnico nacional do projeto. O trabalho em rede feito na cidade durante o período, que reuniu diversos setores e secretarias, bem como a criação das redes temáticas (rede materno infantojuvenil, de doenças crônicas não transmissíveis, de doenças crônicas transmissíveis prioritárias, de equidades, de atenção às urgências, de atenção psicossocial e de pessoas portadoras de deficiências) foram ações que levaram Pelotas a receber o reconhecimento.
Calendário de vacinação
A prefeitura divulgou ontem a programação semanal de vacinação contra a Covid-19, que se inicia na quarta-feira e vai até sábado (5). Nesta segunda e na terça-feira não haverá imunização em nenhum local, devido ao ponto facultativo de Carnaval instituído pelo Decreto 6.543. Os atendimentos retornam normalmente na quarta-feira.
No sábado, a vacinação ocorre em um novo espaço estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), à rua General Neto, 1.707, ao lado do Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron), entre as ruas Professor Araújo e Marcílio Dias. Esse será o novo endereço do ponto fixo de imunização aos sábados, pois a Escola Estadual Coronel Pedro Osório não será mais local de vacinação com o retorno das aulas na rede pública. O novo ponto disponibiliza vacinas de primeira, segunda e terceira dose, além da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 18 anos ou mais, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses.
Agendamento da vacinação infantil
A vacinação das crianças contra a Covid-19 está sendo realizada mediante agendamento prévio no site pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil. O agendamento se dá mediante o número de doses em estoque no município, dependendo do envio de novas remessas de vacina pelo Estado. Essa medida busca evitar aglomerações e que as pessoas se desloquem sem ter a garantia da imunização - de acordo com os protocolos sanitários.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário