Pandemia

Pelotas reforça recomendações em relação à Covid-19

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discute necessidade de estimular cuidados e reitera a recomendação da vacina e do uso de máscara por quem apresentar sintomas

(Foto: Divulgação) - o Decreto 6.624/2022, que obriga o uso de máscara de proteção facial por pessoas que apresentem sintomas gripais de qualquer natureza

Diante da nova ameaça do coronavírus, pela subvariante BQ.1, que já circula no Estado, e da Nota Técnica 03/2022, de 11 de novembro, do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 do Rio Grande do Sul, emitida pelo governo gaúcho, de alerta e recomendação à população, a prefeita Paula Mascarenhas levou o assunto à discussão com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Como medida inicial, o Poder Público lembra a população da necessidade do cumprimento do Decreto 6.624/2022, que obriga o uso de máscara de proteção facial por pessoas que apresentem sintomas gripais de qualquer natureza, independentemente do local ou ambiente em que se encontrem, assim como em instituições de saúde.

“Estamos atentos e, além de reforçar à população a obrigatoriedade do uso da máscara por quem apresenta sintomas gripais, de acordo com o Decreto em vigência, recomendamos e pedimos que a pessoa com esse quadro faça o teste. Se der positivo, é preciso cumprir as regras de isolamento. Outro aspecto importantíssimo é a vacinação. As doses estão à disposição no Município”, frisa a prefeita Paula Mascarenhas.

Como reforço para que a população se proteja com autocuidados, evitando que o vírus se alastre, a Prefeitura de Pelotas repassa as orientações da Nota Técnica do Estado. Confira.

1) Recomenda que pessoas com sintomas respiratórios utilizem máscaras de proteção facial e que evitem locais fechados e com aglomerações.

2) Reforça a orientação de uso de máscaras de proteção facial em locais com baixa ventilação e/ou riscos de aglomeração.

3) Reforça a importância das vacinas atuais e das campanhas de vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço.

4) Enfatiza que o ato de se vacinar é importante para proteção de todas as pessoas da sua convivência.

5) Sugere reforçar e ampliar a testagem na manifestação de quaisquer sintomas gripais, bem como o isolamento e a intensificação da vigilância genômica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Infectologistas defendem volta das máscaras e mais vacinação Anterior

Infectologistas defendem volta das máscaras e mais vacinação

Começa a adoção das cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios Próximo

Começa a adoção das cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios

Deixe seu comentário